20.5 C
Brasília
26 abr 2024 02:53


Banco Central detectou “pedalada fiscal” praticada pela Caixa em 2013

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini revelou em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento, realizada nesta terça-feira (26), que o BC flagrou em 2013 o uso de recursos da Caixa Econômica Federal para pagar benefícios sociais como o bolsa família e seguro desemprego, entre outros que são de responsabilidade da união. A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe que bancos financiem o tesouro.  “É muito estranho o BC não ter tomado nenhuma providência sobre as pedaladas”, reprovou o deputado Izalci (PSDB/DF).

Segundo o tucano, esse foi um dos artifícios usados pelo governo para não revelar, à época, as dificuldades pelas quais passava. A pedalada coincide com o caso dos boatos do fim do programa federal Bolsa Família e que causaram tumultos em todo o país. Os boatos começaram após a ocorrência de um atraso no cronograma do pagamento do programa em maio de 2013. A informação de que o Bolsa Família seria extinto causou correria, confusão e tumulto em Estados do Nordeste. O boato levou beneficiários a tentar sacar o dinheiro em casas lotéricas e terminais de autoatendimento da CEF (Caixa Econômica Federal). Beneficiários revoltados chegaram a depredar  alguns caixas eletrônicos.

Terceirização da fiscalização
O tucano também questionou Tombini sobre as mais de cinco mil operações de câmbio realizadas pelos doleiros pegos na operação lava-jato, alguns ainda livres. Para surpresa de Izalci, o presidente do Banco Central disse que as instituições financeiras são as que “conhecem os seus clientes”. Ou seja, se elas não os fiscalizarem, tampouco o BC o fará.

Para o deputado Izalci ficou claro que se os bancos não barrarem as operações suspeitas de seus próprios clientes, o dinheiro vai ser enviado aos paraísos fiscais fácil e livremente. “Com essa terceirização da fiscalização e, sobretudo, a leniência do Banco Central, os agentes da propina e da corrupção agem livremente. Tanto isso é verdade que há 12 anos, a Petrobras vem sendo saqueada, o dinheiro mandado para fora do país, e o Banco Central se faz de bobo”, afirmou.

Fonte: Izalci Lucas

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever