17.5 C
Brasília
26 abr 2024 06:13


Saúde dá posse a 162 servidores

Dos 205 concursados convocados pela secretaria, 12 pediatras, 34 enfermeiros e 116 técnicos de enfermagem se apresentaram para assinar o termo de posse

Dos 30 pediatras aprovados em concurso público de 2014 e convocados pela Secretaria de Saúde, 12 tomaram posse nesta sexta-feira (22), em cerimônia no Palácio do Buriti. Haviam sido convocados também 44 enfermeiros — hoje tomaram posse 34 — e 131 técnicos, sendo 116 empossados. O restante dos convocados optou por não assumir a vaga ou pediu para ser realocado no final da fila de aprovados.

Devido à necessidade por profissionais para compor o quadro, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, autorizou a convocação de mais 40 médicos pediatras já na segunda-feira (25), para completar o número de vagas restantes.

“Estamos analisando a possibilidade de chamar uma quantidade maior de especialistas, sabendo-se da necessidade que tem a rede pública”, anunciou Rollemberg, durante a solenidade de hoje. O chefe do Executivo local também determinou ao secretário de Saúde, João Batista de Sousa, que complete, com novo chamado, o número de vagas autorizadas para as outras duas categorias.

Ricardo Silva Filho, de 28 anos, foi um dos pediatras a tomar posse no início da noite de hoje. “Sempre tive vontade de trabalhar no Sistema Único de Saúde e estou com boas expectativas”, disse. O médico, porém, se mostrou preocupado por não saber até o momento em qual região vai atuar. “É preciso concentrar o atendimento para que essas contratações surtam algum efeito”, observou.

Novas contratações
O secretário de Saúde concordou com a insuficiência do número de vagas, mas ponderou que outras contratações serão feitas para repor profissionais com contratos terceirizados vencidos — ou a vencer até agosto — e aposentados. “Como vamos substituir profissionais, não teremos aumento nas despesas”, explicou. Os 12 pediatras ficarão distribuídos entre os hospitais de Ceilândia, do Gama e de Taguatinga — quatro profissionais em cada unidade.

A enfermeira Milene Thaís Rodrigues, de 31 anos, também foi empossada hoje. Ela atua como técnica de enfermagem na rede pública há seis anos e está ansiosa para mudar de posto. “Lutei muito para isso e agora é realidade.” Ela espera ser lotada para trabalhar em unidades de terapia intensiva em algum hospital que tenha leitos fechados por falta de profissionais. “Quero fazer a diferença, quero chegar lá e possibilitar a abertura de leitos para atender a população.”

É esse tipo de comprometimento que o governador Rodrigo Rollemberg espera dos profissionais de saúde. Ele contou que o que mais o impressionou nas recentes visitas aos hospitais de Brasília foi a dedicação dos servidores. “Tenho convicção de que é com a união de todos nós que vamos resgatar a qualidade da saúde de Brasília”, falou o chefe do Executivo local, diante dos novos contratados. “Como dizia o educador Rubem Alves, quando a gente exerce uma profissão por vocação, se realiza com a satisfação dos outros, da comunidade, da cidade.”

A técnica de enfermagem aprovada no concurso de 2014 Vanessa Guedes Parente, de 25 anos, também entrou para o “partido da saúde”, como definiu o governador. “Espero fazer a minha parte; estarei disponível e disposta para o que for preciso fazer”, prometeu.

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever