26.3 C
Brasília
25 mar 2025 13:28

Vale chegar a pé e até a cavalo: Carro da Vacina percorre o Sol Nascente e atrai a população

Desde janeiro de 2022, quando foi implementado, até fevereiro deste ano, ação da SES-DF já aplicou mais de 57 mil doses de imunizantes

Por Ingrid Soares

“Olha o Carro da Vacina passando na sua rua!” Em alto e bom som, moradores do Trecho 3 do Sol Nascente foram convidados a colocar o cartão de vacinação em dia. Com um megafone, equipes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) percorreram rua a rua, e quem estava dentro de casa correu para ver do que se tratava.

Curioso, de cima de um cavalo, Yuri Daniel Carvalho da Silva, 12 anos, filho da dona de casa Rejane Lopes da Silva, 45 anos, foi seguindo a mãe que foi se vacinar. “Achei legal. Se dependesse de mim, eu me vacinava de novo. Bom que não precisa ir até o posto de saúde para tomar a vacina”, elogiou.

Yuri e seus oito irmãos estão com o cartão de vacinação em dia. A mãe, elogiada pela equipe de saúde por cuidar da saúde das crianças, aproveitou para se imunizar contra tétano, hepatite e covid-19, além de realizar o acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família.

“É importante manter tudo certo por causa da saúde. Existem vários tipos de doenças, e é preciso se prevenir para não adoecer. Para mim, foi muito bom ter acesso a esse serviço na porta de casa, ainda mais com crianças”, destacou.

“É importante estar tudo certo por causa da saúde, tem vários tipos de doença e é preciso prevenir para não adoecer, apontou a dona de casa Rejane Lopes da Silva. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

O veículo da saúde conta com imunizantes, seringas, material de apoio e acesso ao sistema de registro de vacinação, o que permite verificar se a pessoa já tomou alguma dose e quando. Foram disponibilizados imunizantes do calendário vacinal adulto e infantil, com exceção das vacinas BCG e contra a dengue.

De acordo com Zildene Bitencourt, chefe da Vigilância Epidemiológica e Imunização (NVEPI) da Região de Saúde Oeste (Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol), a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação.

“Com essa ação, buscamos alcançar aqueles que, por algum motivo, não conseguiram ir às unidades básicas de saúde. No Sol Nascente, há uma alta vulnerabilidade social. O intuito é garantir que essas pessoas atualizem sua situação vacinal e, assim, ampliar a cobertura do DF e da nossa região.”

“A gente bate de porta em porta, chamando a população para se vacinar e conferindo os cartões de vacinação. O que estiver faltando, nós completamos. O importante é levar a imunização até as pessoas e reduzir as barreiras de acesso”, ressaltou Alessandro Gutemberg, gerente de enfermagem da Atenção Primária da Região Oeste.

“É muito cômodo estar em casa e a vacina chegar, não ter que se deslocar. É um serviço muito bom e importante. Facilita muito pra mim e para todas as pessoas, principalmente para crianças e idosos”, destacou Maria Alice. Foto: Jhonatan Cantarelle/ Agência Saúde-DF

Também beneficiada pela abordagem, a cabeleireira Maria Alice Baiano, 48 anos, se vacinou contra hepatite e covid-19. “Para mim, é muito cômodo estar em casa e a vacina chegar, sem precisar me deslocar. É um serviço muito bom e importante. Facilita muito, principalmente para crianças e idosos”, destacou.

O marido, o pedreiro Ivanilton Pereira da Silva, 41 anos, se protegeu contra hepatite e febre amarela. “Achei ótimo, porque a dificuldade aqui é enorme. É complicado para nós, que moramos nessa área. Agradecemos esse serviço e a atenção com a comunidade.”

Desde janeiro de 2022, quando foi implementado, até fevereiro deste ano, o Carro da Vacina realizou 146 edições, aplicando um total de 18.797 doses contra a covid-19 e 38.854 doses de outras vacinas do Calendário Básico e da campanha contra a influenza.

Em janeiro de 2025, foi incorporado o recadastramento do Bolsa Família durante as ações, beneficiando 164 famílias. Além disso, a entrega de kits odontológicos, iniciada em 2024, resultou na distribuição de 6.540 kits até fevereiro de 2025, acompanhada de orientação em saúde bucal.

Equipes do Carro da Vacina percorreram rua a rua do Trecho 3 do Sol Nascente convidando a população a colocar o cartão de imunização em dia. Foto: Jhonatan Cantarelle / Agência Saúde-DF

 

José Sarney recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília nesta terça-feira (25)

Por iniciativa do deputado Wellington Luiz (MDB), a Câmara Legislativa...

DF inicia vacinação contra a gripe nesta terça-feira

Por Paula Laboissière A partir desta terça-feira (25), mais de...

Bolsonaro chega ao STF para ver julgamento sobre tentativa de golpe de Estado

Por Felipe Pontes O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou por volta...

Dias Toffoli antecipa voto e STF tem maioria para condenar Zambelli

Por Paula Laboissière O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria...

Doutor Jorge Vianna, defensor do SUS

Por Kleber Karpov O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), recebeu...

Ibaneis anuncia conclusão das obras e centro de segurança para o Setor Comercial Sul

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha anunciou que o Governo...

IGESDF abre processo seletivo para cadastro reserva em diversas áreas da saúde

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito...

Destaques

José Sarney recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília nesta terça-feira (25)

Por iniciativa do deputado Wellington Luiz (MDB), a Câmara Legislativa...

DF inicia vacinação contra a gripe nesta terça-feira

Por Paula Laboissière A partir desta terça-feira (25), mais de...

Bolsonaro chega ao STF para ver julgamento sobre tentativa de golpe de Estado

Por Felipe Pontes O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou por volta...

Dias Toffoli antecipa voto e STF tem maioria para condenar Zambelli

Por Paula Laboissière O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria...