Vacinação no carnaval amplia a proteção contra a covid-19 no DF

Saúde mantém pontos abertos no sábado, na segunda-feira na tarde da quarta-feira

O sábado de carnaval não teve festa para Kelma Torres, 28 anos, mas vai ficar marcado como o dia em que ela finalmente recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. “Eu não tinha tempo. Agora deu certo porque foi perto de casa”, conta. Ela foi vacinada na Unidade Básica de Saúde localizada na comunidade Incra 8, em Brazlândia.

Desde 9 horas da manhã e até 17h, são quatro locais em funcionamento no DF, para atender crianças de 5 a 11 anos, e seis para pessoas acima de 12 anos. A abertura dos locais de vacinação em pleno carnaval também ajudou quem precisava levar as crianças para receber o imunizante contra a covid-19. Priscila Monteiro levou a filha Larissa Vitória, 6 anos, para receber a primeira dose na Unidade Básica de Saúde 5 de Taguatinga. “Foi ótimo, tudo vazio, muito tranquilo”, garantiu.

Carro da Vacina

A vacinação chegou até a quem nem planejava se imunizar hoje. Isso porque dois carros da Secretaria de Saúde percorrem áreas isoladas de Brazlândia. A bordo, além de uma equipe multiprofissional e das vacinas, vai todo o material necessário para aplicar primeira dose, segunda dose ou dose de reforço. Só assim para o Joselvado dos Santos, 55 anos, colocar o cartão de vacina em dia. Ele trabalhava em uma construção quando foi surpreendido com o chamado pelo megafone do veículo. “O carro chegou aqui e todos que estavam na obra vieram”, disse.

A chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Vacinação da Região Oeste, que abrange Ceilândia e Brazlândia, Zildene Bittencourt, explicou que ação leva os imunizantes para população com dificuldade de ter acesso às unidades de saúde, localizadas nos centros urbanos do Distrito Federal. “Facilitamos o acesso à vacina para quem, por algum motivo, não foi imunizada”, afirmou. Em sete sábados, os carros da vacina já aplicaram 3 mil doses.

Funcionamento

Além deste sábado, na segunda-feira (28), a UBS 1 da Asa Sul vai atender crianças e adultos, das 9h às 17 horas. Já o ponto de vacinação da Rodoviária do Plano Piloto funcionará também, das 9h às 17h, com atendimento exclusivo para pessoas a partir de 12 anos. Na quarta (2), a partir das 14h, a maioria dos locais de vacinação estarão em funcionamento. Confira no site da Secretaria de Saúde.

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Fux rebate críticas e diz ter percepção de que bets devem ser banidas

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

Destaques

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Fux rebate críticas e diz ter percepção de que bets devem ser banidas

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

565 vagas: Secretaria lança processo seletivo para residência em áreas profissionais

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

Eleições de meio de mandato: americanos vão às urnas em votação que pode redefinir o poder de Trump no Congresso

Por Kleber Karpov As eleições de meio de mandato, conhecidas...