25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:20

UBS 8 de Ceilândia é reinaugurada após oito meses de reforma

Em parceria, unidade foi redesenhada e recebeu melhorias nas partes estruturais, elétrica e hidráulica

Os moradores do P Norte e de parte do Sol Nascente foram beneficiados com a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 8 de Ceilândia. O local, que estava fechado há oito meses para uma reforma, foi reinaugurado oficialmente nesta sexta-feira (11) e já segue em atendimento aos usuários. O evento contou com a participação do vice-governador do DF, Paco Britto, do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e outras autoridades.

O investimento total da reforma foi de R$ 759.626,00. O recurso do projeto foi formalizado no termo de doação entre a Ambev e a Secretaria de Saúde, sendo o executor da parceria o Instituto Tellus. O valor da obra foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Esta é uma entrega muito importante porque é uma UBS desenhada nos anos 80 e que, apesar disso, já tinha uma visão futurista. Dentro da Secretaria de Saúde há profissionais brilhantes e inovadores que fazem um excelente trabalho. A reforma desta UBS é um exemplo de trabalho conjunto de profissionais que ofertam um atendimento primoroso à população”, parabenizou Okumoto.

A reforma foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Ambev e o Instituto Tellus, que foi contratado para fazer o projeto arquitetônico da unidade, treinamento dos servidores e reestruturação do espaço. Com ela, todos os servidores da UBS 8 de Ceilândia foram capacitados sobre acolhimento, humanização e eficiência no atendimento e uso do recurso público. Além disso, foi feita a troca de toda a rede hidráulica, elétrica, telhado, além de readequação da calçada, da entrada da UBS e a criação de abrigo de resíduos.

O vice-governador Paco Britto, representando o governador Ibaneis Rocha, ressaltou que “a preocupação dos servidores da saúde é salvar vidas, por isso, essa parceria só enriquece os profissionais que trabalham aqui. A reforma humaniza o ambiente e dá mais ânimo para os servidores trabalharem, proporcionando o acolhimento humanizado dos usuários”.

O diretor institucional da Ambev, Rodrigo Moccia, explicou que “a reforma faz parte do nosso projeto Brasília Vida Segura. Ouvimos a comunidade e os servidores antes de fazer as readequações necessárias. Foram feitos investimentos estruturais, arrumamos o sistema de luz e água. Estamos felizes em reforçar o nosso compromisso com a população”.

Serviços

A UBS 8 de Ceilândia atende 35 mil usuários, possui seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), uma equipe de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e três equipes de saúde bucal. Além disso, possui farmácia abastecida com medicamentos e distribui medicamentos psicotrópicos. São seis consultórios médicos e três salas de odontologia individualizadas, oferecendo melhor estrutura aos usuários e servidores que trabalham na unidade. Além de sala de vacina.

A farmacêutica Fernanda Junges está feliz com a reinauguração da UBS. Segundo ela, todos os profissionais tiveram a oportunidade de acompanhar a reforma de perto e dar opiniões. Além disso, no período da reforma todos foram capacitados para melhor atender o público.

O resultado disso é ter usuários satisfeitos com a unidade. Uma delas é Maria José Brandão, de 59 anos, que ficou muito feliz e aprovou a nova UBS. “A reforma ficou muito boa, porque as salas de odontologia foram separadas, o ambiente ficou mais arejado”, avaliou.

A diretora de parcerias do Instituto Tellus, Juliana Opipari, explicou que o grupo fez todo o redesign da UBS e capacitou os profissionais. “Essa parceria nos proporcionou apoiar o governo na área de inovação. Ouvimos a população e os servidores e tivemos parceiros técnicos que, baseados nas solicitações de usuários e profissionais, traduziram o projeto arquitetônico e redesenho dos serviços da unidade”, destacou.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...