TJDFT: Multinacional de serviços de Internet não é responsável por ataque de hackers

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal não reconheceu, por unanimidade, falha na prestação de serviços da Google Brasil Internet Ltda, por invasão de conta do consumidor na loja virtual Google Play. A empresa ré não teve que arcar com os valores pagos com conserto de computador, tablet e smartphone, nem tampouco foi condenada por danos morais pleiteados pelo autor.

No processo, o autor relatou que adquiriu um jogo e mais diversos acessórios por meio da loja virtual da ré (Google Play) no valor aproximado de R$ 2 mil. Declarou, também, que perdeu toda a pontuação que conseguiu obter durante vários meses de jogo por ter tido seu perfil invadido por um hacker, e suportou o prejuízo material com a contratação de empresa especializada para restabelecer a segurança dos dados armazenados nos equipamentos em que o jogo foi instalado. Requereu o ressarcimento dos valores gastos e danos morais pelo constrangimento pela perda da reputação na comunidade virtual e seu rebaixamento no ranking do referido jogo. Em resposta, a empresa ré alegou que a culpa foi exclusiva do desenvolvedor do jogo e que o autor não provou os danos alegados.

A requerida foi condenada em 1ª instância à restituição do montante pago com a compra do jogo e os respectivos acessórios, além do valor relativo à contratação da empresa especializada para restabelecer a segurança dos dados. Em sede recursal, o colegiado afastou a responsabilidade da empresa ré por entender que “os documentos juntados ao processo não demonstram que houve falha na prestação de serviços da ré, tendo em vista que a invasão de sua conta por ‘hackers’ pode ter sido ocasionada por diversas outras situações, tais como a existência de vírus e outros malwares no computador do autor, de forma a permitir a captação de seus dados como usuário e senha no jogo online adquirido”.

Quanto ao ressarcimento dos valores gastos e ao pedido de danos morais, os magistrados concluíram que não tendo sido comprovada a responsabilidade da ré, são incabíveis ambos os pedidos. “O autor utilizou durante seis meses o jogo e os acessórios adquiridos, de forma que não é cabível a devolução dos valores pagos. Ainda que tenha perdido a sua pontuação do jogo, o serviço foi prestado e os itens disponibilizados em sua conta”.

Processo: 0709660-91.2017.8.07.0007

Fonte: TJDFT

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...