TCDF disponibiliza nova ferramenta para publicação dos atos de aposentadoria e importação dos dados de servidores distritais

A Secretaria de Fiscalização de Pessoal (Sefipe) do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) vai disponibilizar ao Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) e às unidades de pessoal dos órgãos do Governo do DF (GDF) uma nova ferramenta para facilitar os processos de concessão de aposentadorias e reformas dos servidores distritais.

Integrada à Calculadora de Aposentadoria (Veja Aqui), essa aplicação vai permitir a automatização da elaboração da minuta dos atos e a importação de dados dos servidores do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) do GDF para o Sistema de Registro de Admissões e Concessões (SIRAC) do TCDF.

Entre as informações que poderão ser recuperadas estão a classificação funcional, o tempo de serviço no órgão, o tempo averbado, faltas, licenças etc.

Além de diminuir o retrabalho e trazer mais eficiência para a área de gestão de pessoas, a ferramenta garante a conformidade dos atos de aposentadoria e reforma com os fundamentos legais homologados pelo TCDF, evitando erros formais na sua composição, e minimiza inconsistências decorrentes da atualização manual de dados no Módulo de Concessões SIRAC.

Os servidores que trabalham com instrução de processos de concessão nos órgãos jurisdicionados deverão seguir o passo a passo abaixo para utilizar a nova aplicação:

1.  Acesse o site do TCDF na internet e, no menu “Espaço do Jurisdicionado”, clique em “Formulário de Cadastramento”.

1.1 Caso não esteja cadastrado em nenhum sistema do Tribunal, solicite a opção “Criação de Novo Usuário” e siga as orientações apresentadas.

1.2 Caso esteja cadastrado, mas bloqueado, solicite a opção “Revalidação de Usuário Existente” e siga as orientações apresentadas.

1.3 Caso tenha esquecido a senha de acesso, solicite a opção “Esqueci a Minha Senha” e siga as orientações apresentadas.

2. Após o cadastramento, encaminhe ofício via Barramento PEN à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCDF, contendo as assinaturas eletrônicas do usuário e do titular do órgão, solicitando o acesso ao módulo “SIRAC Concessões – Minuta do Ato”.

3. A aplicação, quando liberada para ampla utilização, estará disponível no menu “Espaço Jurisdicionado” -> “SIRAC – Sistema de Registro de Admissões e Concessões”, em “Clique aqui para acessar o SIRAC Concessões – Minuta de Ato”. 

Nesta primeira etapa será possível apenas a importação automática de informações do SIGRH. Com a integração das bases de dados de outros sistemas o alcance da aplicação será ampliado. 

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital
FonteTCDF

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...