18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:26

TCDF aprimora metodologia para prestação e análise de contas anuais e extraordinárias

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) criou uma nova metodologia para a prestação e exame das contas anuais e extraordinárias dos órgãos e entidades públicas do DF. Na última quinta-feira, dia 18 de junho, foram publicadas no Diário Oficial do DF a Instrução Normativa nº 02/2020 e a Decisão Normativa nº 01/2020. Essas duas normas substituem e revogam todas as demais normas e decisões que disciplinavam a matéria no Tribunal de Contas, promovendo uma ampla consolidação legislativa.

As contas anuais são o meio pelo qual os administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos prestam contas de sua gestão à sociedade. São também chamadas de contas ordinárias, porque devem ser encaminhadas regularmente pelos respectivos responsáveis ao TCDF, voluntária e anualmente, sob a forma de Tomadas ou Prestações de Contas Anuais (TCA/PCA), para exame e julgamento.

Foco no mais importante

A nova metodologia vai permitir ao TCDF um exame seletivo e integrado das contas, avaliando conjuntamente a conformidade e o desempenho da gestão. Isso significa que as ações fiscalizatórias serão aprofundadas nos órgãos, entidades e empresas públicas cujos serviços prestados tenham maior relevância para a população do Distrito Federal. Já aqueles com pouca representatividade no orçamento público do DF serão alvo de uma fiscalização simplificada e com enfoque nas principais ações realizadas a cada ano.

Para isso, o Tribunal adotará metodologia diferenciada para órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, bem como para as Administrações Regionais, com a distribuição em grupos e subgrupos de acordo com risco de negócio, participação no orçamento público e relevância dos serviços prestados para a sociedade do Distrito Federal.

A partir dessa divisão, o Tribunal estabeleceu três formas de apresentação das tomadas e prestações de contas anuais ou extraordinárias:  individualizadas, agregadas ou consolidadas. As tomadas e prestações de contas de entes públicos distintos serão agregadas ou consolidadas, de forma que aquele com maior relevância e influência institucional se consorcie com os que estão sob a sua coordenação, o que permitirá uma visão ampla da área temática e dos efetivos resultados alcançados naquele ano.

Agilidade

Com a nova metodologia, a análise e o julgamento das contas anuais serão mais céleres, pois se concentrarão nos fatos mais relevantes da gestão dos órgãos, entidades e empresas públicas, sem perder de vista o seu impacto no conjunto de atos realizados no período, o que deverá reduzir a necessidade da execução de diligências saneadoras, oitivas e sobrestamentos.

A expectativa do TCDF, com a simplificação processual trazida pela agregação e consolidação de algumas prestações de contas, é reduzir em pelo menos 30% o número de processos de contas anuais e extraordinárias a serem submetidos à apreciação do Plenário já no primeiro ano de vigência das normas.

Além disso, a elaboração, a disponibilização de peças processuais, a realização de diligências saneadoras preliminares e a entrega da tomada ou prestação de contas ao Tribunal serão realizadas em ambiente eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Contas (e-Contas), informatizando rotinas e procedimentos e eliminando a emissão e a tramitação de documentos físicos.

Controle interno

Outra vantagem da nova metodologia é que ela dá maior autonomia à Controladoria-Geral do DF e à Secretaria de Economia, responsável pela organização das contas anuais a serem remetidas ao TCDF. Nessa etapa prévia à análise do Tribunal, as novas regras permitem maior rigor, pelos órgãos de controle interno, no exame das peças que compõem as tomadas de contas, com vistas à correção antecipada de falhas na sua elaboração pelos demais órgãos, entidades e empresas públicas.

A fiscalização nos novos moldes permitirá o confronto das principais despesas realizadas (excluindo pessoal) com a programação estabelecida para o exercício financeiro, os resultados alcançados e as justificativas para o não atingimento dos objetivos e metas programados.

Normas

A Instrução Normativa traz a estrutura básica dos processos de tomada e prestação de contas anuais e extraordinárias. Já a Decisão Normativa tem aplicação apenas durante um exercício financeiro específico, devendo ser revisada, aperfeiçoada e reeditada anualmente para dotar as tomadas de contas de maior efetividade e aderência às normas e fatos relevantes ao desempenho da gestão a ser apreciada pelo Tribunal. A Decisão Normativa publicada no dia 18 de junho valerá para o exame das contas relativas a 2019.

Essas duas normas estabelecem novas regras e formatos padronizados de prestação de contas, com o objetivo de dar mais efetividade à análise e ao julgamento pela Corte, evitando retrabalhos e eliminando ações que não tenham contribuição efetiva para a organização do processo.

Diferença entre TCA e PCA

A diferença básica é que as Tomadas de Contas referem-se aos administradores e demais responsáveis da Administração Direta e as Prestações de Contas, aos dirigentes das entidades da Administração Indireta.

Fonte: TCDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...