25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:57

Setembro Amarelo: DF reforça rede de cuidado contínuo em saúde mental

Unidades de saúde e escolas oferecem portas abertas para atendimento em saúde mental durante todo o ano

Por Kleber Karpov

A campanha do Setembro Amarelo no Distrito Federal destaca que o cuidado com a saúde mental é um compromisso contínuo, disponível nos 365 dias do ano. A estratégia do governo local tem sido fortalecer e divulgar os serviços permanentes de acolhimento, mostrando à população onde buscar ajuda para o sofrimento emocional e combatendo o preconceito associado ao tema.

Normalizar o cuidado

A subsecretária de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (SES-DF), Fernanda Falcomer, ressalta a importância de desmistificar o tema. “O sofrimento mental é visto de forma estereotipada, mas faz parte da vida das pessoas. Todos terão momentos de oscilação, mas isso vira um problema quando passa a afetar o sono, o trabalho, os estudos, as relações. É nesse ponto que a pessoa precisa buscar ajuda. Precisamos reforçar que é um problema de saúde, como qualquer outro”, lembra.

Portas de entrada

A gestora explica que a rede de saúde oferece diferentes níveis de atendimento, a depender da necessidade de cada um. “De forma geral, as 175 unidades básicas de saúde [UBSs] são a primeira porta de entrada para as pessoas que estão em sofrimento mental. Qualquer pessoa pode procurar a equipe de Saúde da Família e relatar alterações de sono ou aspectos emocionais. O médico da família avalia o grau de sofrimento e dá o encaminhamento para o paciente”, aponta.

Para casos mais persistentes, os 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são o principal serviço. “Os Caps acolhem e acompanham de maneira contínua pessoas com sofrimento já instalado. Os profissionais olham a pessoa de forma integral e trabalham a reabilitação psicossocial, para que o usuário possa retomar a vida em comunidade”, afirma Fernanda Falcomer. Em crises agudas, o Samu, as UPAs e os hospitais devem ser acionados, pois, segundo a subsecretária, “nesses momentos, é fundamental receber atendimento imediato”.

Apoio nas escolas

Na rede de ensino, o Programa de Saúde Mental dos Estudantes (PSME) atua durante todo o ano letivo. “São promovidos bate-papos com os estudantes. Os temas abordam a ansiedade, a depressão, violência de gênero, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e letramento em saúde, para que os estudantes possam falar sobre si e seus próprios sentimentos”, detalha Larisse Cavalcante, diretora de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante.

Ela destaca que a participação dos alunos é fundamental para o sucesso da iniciativa. “No início, a gente percebeu que se os temas não fossem próximos da realidade deles, o engajamento seria baixo — por isso os alunos têm liberdade para escolher os assuntos que querem discutir”, afirma. A abordagem contínua busca naturalizar o debate. “As ações de promoção e prevenção acontecem de janeiro a dezembro. Esse cuidado contínuo garante que setembro não seja apenas um mês em que o aluno é obrigado a falar sobre saúde mental porque o tema já esteja naturalizado na rotina escolar”, conclui.

Cuidar de quem cuida

No IgesDF, o Programa Acolher oferece suporte aos colaboradores. A campanha deste ano, “Setembro mais que Amarelo – Todas as Cores”, foca na saúde integral dos profissionais. “Essa campanha contribui para que a gente humanize os colaboradores com foco total na saúde deles. Consequentemente, a gente impacta a assistência porque quando o colaborador é cuidado, é assistido, ele também vai transferir esse cuidado para o paciente”, relata Paula Paiva, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho.

Ela finaliza com uma mensagem sobre autocuidado: “A mensagem final é esta: que as pessoas se cuidem, que coloquem primeiro a máscara de oxigênio em si mesmas, para depois colocar em quem está ao seu lado”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...