GDF capacita servidores para transformar Brasília em cidade inteligente

Treinamento é o primeiro passo para obter certificação internacional de sustentabilidade e resiliência

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu, nesta quarta-feira (10/Set), um curso de capacitação para 79 servidores de mais de 20 órgãos com o objetivo de transformar Brasília em uma cidade inteligente, sustentável e resiliente. A formação é a etapa inicial de um processo que busca obter uma certificação internacional baseada nas normas ISO.

Rumo à certificação ISO

O treinamento online reuniu gestores e técnicos de diversas áreas, incluindo secretarias como Saúde, Segurança Pública, Obras e Meio Ambiente. O secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia, Wisney Oliveira, explica o objetivo: “Nossa proposta com essa formação é preparar a cidade para conquistar a certificação internacional baseada nas normas ISO 37120, 37122 e 37123, que reconhecem municípios comprometidos com tecnologia, qualidade de vida e sustentabilidade”.

Segundo o secretário-executivo, o investimento na qualificação dos servidores é fundamental para o futuro da capital. “Ao investir na formação dos servidores, Brasília avança na construção de uma cidade que se prepara para o futuro, com serviços mais eficientes, sustentáveis e capazes de enfrentar desafios de forma resiliente”, afirmou Oliveira.

Próximos passos

Dividido em três módulos, o curso abordou desde a introdução às cidades inteligentes até a aplicação das normas ISO. O diretor de governança de TIC da Seec, Daniel Andrade, destacou a importância da cooperação entre os órgãos. “A troca de conhecimento e a colaboração que vem surgindo nos encontros online são o grande diferencial, pois pavimentam o caminho para a modernização da gestão pública e para uma maior integração entre órgãos na busca de soluções inteligentes”, afirma.

O processo de certificação, conduzido pela Secretaria de Economia, continuará em 2025 com o levantamento de dados para a produção dos indicadores. Posteriormente, Brasília passará por auditorias e análises para a emissão dos certificados. Se obtiver o selo, a capital será a primeira cidade do Centro-Oeste a receber o reconhecimento.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Cofen e Sindate-DF repudiam caso de agressão de Magno Malta a técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Destaques

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou a entrega...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Projeto com opoio da FAPDF utiliza dados e inteligência artificial para otimizar gestão hospitalar no DF

Por Kleber Karpov A saúde pública no Distrito Federal está...