A equipe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu, na última semana, quatro novos residentes e, no dia 18 de março, receberá mais três, totalizando sete. Todos eles fazem parte do programa de residência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
O acolhimento dos residentes de Odontologia ocorreu no último dia 28 e, ao longo desta semana, quatro deles já começaram a atuar na área de suas especializações, sendo dois na residência em Radiologia Odontológica e Imaginologia e dois para a residência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os outros três atuarão na residência em Cirurgia Bucomaxilofacial.
“Nestes programas, os residentes vivenciam a prática em um ambiente clínico de alta complexidade, com ampla variedade de casos, o que garante uma preparação sólida e qualificada. Cada residente tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades em um hospital que atende uma comunidade diversa, com demandas de saúde eletivas, complexas e urgentes”, destaca a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Érika Maurienn.
De acordo com ela, o Hospital Regional de Santa Maria é referência em formação de profissionais de saúde, sendo cenário dos programas de residência da Fepecs. Hoje, há residências nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial, UTI, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Anomalias Dentofaciais.
“Esses programas oferecem uma formação de excelência, preparando os profissionais para os desafios reais do mercado de trabalho e para atender as demandas da população de forma eficaz e humanizada. O impacto destes programas vai além da formação de futuros especialistas, pois são essenciais para garantir que os pacientes do SUS recebam atendimentos especializados, com a qualidade e o cuidado que merecem”, afirma.
Érika ressalta ainda que, ao apoiar a formação de profissionais qualificados, o HRSM contribui significativamente para a melhoria da saúde pública, promovendo a excelência no atendimento e no cuidado.
Novos residentes reforçam o time de serviços odontológicos do DF – Fotos: Davidyson Damasceno/ Arquivo IgesDF
A tutora da residência em Radiologia Odontológica e Imaginologia, Nelcy Vilarinho Santos, destaca que é sempre ótimo receber residentes no hospital, pois além da formação técnica e clínica, eles têm um papel ativo no dia a dia, auxiliam no atendimento, diagnóstico e acompanhamento de pacientes, realizam exames e procedimentos sob a supervisão de profissionais experientes.
“A integração entre residentes, preceptores, técnicos, tutores e toda a equipe do hospital cria um ambiente de aprendizado contínuo, no qual todos se beneficiam pela troca de conhecimento e pela constante melhoria no cuidado aos pacientes”, destaca Nelcy.
Segundo ela, hoje no Brasil, são apenas quatro residências em Radiologia Odontológica e Imaginologia, sendo duas no Paraná, uma no Distrito Federal e outra em Mato Grosso do Sul. “Fomos a terceira residência nesta área e iniciamos em março do ano passado. Hoje, tenho um residente como R2, ou seja, no seu segundo e último ano, já que a duração é de dois anos”, explica.