A Galeria dos Estados, em Brasília, reinaugurou na última quinta-feira (21) o Espaço Cidadania Criativa, uma loja dedicada ao empreendedorismo feminino. O local funciona como uma plataforma para que 350 mulheres, assistidas pelo programa Banco de Talentos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), possam expor e vender seus trabalhos, que incluem artesanato, roupas de crochê e acessórios. O projeto busca oferecer a essas mulheres uma oportunidade de autonomia e fortalecimento financeiro.

A iniciativa é parte do programa Direito Delas, que visa a capacitação profissional e o apoio emocional. Maria Antunes, uma aposentada de 68 anos, que participa do Banco de Talentos desde o fim de 2024, descreve o impacto do projeto.
“É um projeto muito bonito, que faz diferença na vida de mulheres que enfrentam a depressão ou vivem relações abusivas”. Ela agora atua como mentora, ensinando a confeccionar bonecos amigurumi, roupas e bolsas de crochê para novas participantes.
Apoio e Transformação Pessoal
O Banco de Talentos oferece cursos de crochê, tricô, artesanato e culinária, com oficinas ministradas por ex-participantes que hoje compartilham seus aprendizados. Para muitas, o espaço se torna uma rede de apoio. Neusa Santos, de 59 anos, moradora de Sobradinho, relata que o programa a tem ajudado a lidar com a depressão e a síndrome do pânico. “A gente ri, compartilha experiências, e tudo acaba virando uma verdadeira sessão de terapia em um ambiente positivo, descontraído e com uma energia muito boa”.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforça a visão do projeto. “O Banco de Talentos representa uma verdadeira transformação na vida dessas mulheres, pois vai além da renda: promove autonomia, amizade e fortalecimento emocional. É um projeto que coloca alimento na mesa, mas também nutre a mente, a alma e o espírito delas”.
A reforma da loja foi conduzida pelas próprias artesãs, que se uniram para tornar o espaço mais acolhedor e atrativo. Um sistema de rodízio foi implementado para garantir que todas as 350 mulheres tenham a oportunidade de expor seus trabalhos, promovendo a equidade entre as participantes.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










