Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde (SES-DF) integrou, nesta quarta-feira (24/Dez), novos médicos veterinários aprovados no concurso de 2023 à Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz). A medida busca fortalecer as ações de vigilância e ampliar a capacidade de resposta contra riscos epidemiológicos no Distrito Federal. Os profissionais iniciaram os trabalhos técnicos para monitorar a relação entre animais e seres humanos.
A gerente de Zoonoses, Camila Cibeli Soares, indicou que a chegada dos servidores representa um avanço para o setor. Segundo a gestora, a integração deve permitir a ampliação do monitoramento e do planejamento de ações preventivas. O foco da unidade reside no controle de doenças que animais transmitem e que afetam a população local.
Atuação estratégica
Os médicos veterinários coordenam programas de vigilância e analisam indicadores epidemiológicos na unidade. O trabalho envolve o mapeamento de áreas com incidência de doenças como raiva e febre amarela. As equipes técnicas utilizam dados da população para investigar ocorrências e identificar possíveis agravos à saúde pública de forma assertiva.
“Nos dedicamos, por exemplo, à vigilância e ao controle da leishmaniose visceral canina, uma enfermidade de importância para a saúde pública e que tem o cão como principal reservatório do parasita. Para tanto, realizamos o controle e o monitoramento por meio de exames laboratoriais, diagnóstico e acompanhamento dos animais”, disse Natália Gomes.
Adaptação e serviços
O médico veterinário Alysson Santana relatou que a prática e os estudos auxiliam na superação dos desafios iniciais do cargo. Ele destacou que as parcerias na unidade aprimoram as habilidades necessárias para atender as demandas da população. O aprendizado contínuo facilita o controle dos diversos programas de zoonoses sob responsabilidade da gerência em 24 de dezembro.
A Gvaz fica no Setor Noroeste e responde pelo manejo de animais que oferecem risco sanitário. O espaço oferece vacinação antirrábica para cães e gatos durante todo o ano. Atualmente, cinco médicos veterinários e uma bióloga compõem a equipe fixa que atua na proteção da saúde coletiva.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











