Por Kleber Karpov
A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) alerta que cerca de 92 mil beneficiários do programa Bolsa Família ainda não compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o acompanhamento obrigatório. O prazo para o procedimento, necessário para evitar o bloqueio ou cancelamento do benefício, encerra nesta terça-feira (31/Dez).
O Distrito Federal registra atualmente 70,1% de cobertura no monitoramento das condicionalidades de saúde, o que representa 217,8 mil cidadãos em dia com as obrigações. O total de cadastrados no programa federal na capital ultrapassa a marca de 310 mil pessoas.
Regras e público-alvo
O rastreio garante acesso a serviços essenciais para gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos. Para o público infantil, é mandatório cumprir o calendário de vacinação e monitorar o estado nutricional com pesagem e medição de altura.
As gestantes devem comprovar a realização do pré-natal. O acompanhamento ocorre semestralmente, e aqueles que não comparecerem nesta segunda vigência do ano permanecerão com pendências no sistema do governo federal.
Documentação necessária
O beneficiário deve buscar a UBS de referência munido do cartão do Bolsa Família ou do Número de Identificação Social (NIS) e um documento oficial com foto. É necessário apresentar também a caderneta de vacinação das crianças e o cartão da gestante, quando aplicável.
A ausência do registro de saúde pode acarretar medidas administrativas gradativas. O descumprimento das regras sujeita a família a advertências, bloqueio temporário, suspensão ou até o cancelamento definitivo do repasse financeiro.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












