22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:24

Saúde do DF vacina moradores do Lago Norte contra febre amarela

Dose é recomendada para quem mora em ‘áreas de risco’; veja quadras.
Macacos foram encontrados mortos; medida é preventiva, diz gestora.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal vacinou nesta sexta-feira (2) pessoas que vivem ou trabalham no Lago Norte, em áreas consideradas de risco para a transmissão de febre amarela. Esse quadro foi identificado depois que macacos apareceram mortos em grupo, em áreas próximas às casas e chácaras da região. A ação começou na quarta (30) e vai até o próximo dia 7.

A diretora da Vigilância Epidemiológica do DF, Cristina Segatto, afirma que o procedimento é preventivo e tenta evitar uma possível transmissão da doença para humanos.

“Sempre que a Vigilância Ambiental (Dival) encontra animais mortos ou doentes, especialmente macacos, a gente envia amostras para análise e promove a vacinação em áreas vizinhas, mesmo que a febre amarela não esteja confirmada”, diz.

A febre amarela é causada por um vírus “silvestre” conhecido como RNA, que circula entre macacos em área florestal. A transmissão para humanos acontece quando um mosquito pica um macaco infectado e, em seguida, um humano sadio. O Ministério da Saúde recomenda que as equipes regionais fiquem atentas às “epizootias”, nome dado à morte simultânea de animais em uma mesma área.

“No Lago Norte e na Asa Norte [Parque Olhos D’Água], ainda são apenas suspeitas. Mesmo que um veterinário, por exemplo, assegure que o macaco morreu eletrocutado em cerca elétrica, seguimos todo o procedimento padrão. Não há nenhum motivo para pânico ou medo, é uma medida de acompanhamento”, diz Cristina.

Desde o início do ano, a rede pública de Saúde do DF recebeu três pacientes com febre amarela. Segundo o governo, todos eles contraíram a doença em outras unidades da federação e buscaram tratamento na capital federal. Não há registro de transmissão em 2015.

No dia 7, serão vacinados moradores do Núcleo Rural do Torto, Bananal, Floriculturas e das quadras CA 5 e CA 3. A imunização acontece na sede da Administração Regional do Lago Norte, de 8h às 11h e de 14h às 17h. A dose é gratuita, mas os pacientes devem levar a caderneta de vacinação.

Atendimento específico
Segundo a Secretaria de Saúde, não há uma campanha de vacinação em andamento. Os esforços concentrados já foram realizados em outras regiões do DF desde o início do ano. Moradores de chácaras em Ceilândia e servidores do Zoológico de Brasília foram imunizadas depois que macacos foram encontrados mortos em áreas próximas. O exame de febre amarela deu positivo nestes animais.

“A gente só vacina quem necessita dessa proteção, quem convive em áreas próximas onde o vírus silvestre foi identificado. Mas quem mora em área residencial também precisa estar protegido permanentemente, com aquelas duas doses padrão aplicadas em 10 anos. Quem tem dúvidas pode levar o cartão de vacinação a um posto e conferir se há essa necessidade”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica.

Cristina diz que o repasse do Ministério de Saúde de doses da vacina, que estava restrito desde o início do semestre, foi normalizado desde a última quarta (30). Com isso, a imunização deve estar disponível em todos os postos de saúde onde há sala de vacinas.

Doença
A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos silvestres e pelo Aedes aegypti – que também transmite dengue e febre chikungunya. O período de incubação varia de três a seis dias. A vacina contra a doença é disponibilizada em todos os centros e postos de saúde da capital e faz parte do calendário nacional de imunização.

Os sintomas da doença se parecem com os de uma gripe. A pessoa tem febre, amarelão na pele e nos olhos, dores de cabeça e no corpo e calafrios. O vírus pode atacar fígado e rins, provocando crise de vômito e diarreia. Em estágio grave, o paciente pode deixar de urinar e apresentar sangramentos e confusão mental.

Quem apresenta os sintomas deve procurar um médico e relatar se viajou nos 15 dias anteriores para áreas de mata ou próximas a rios. O indicado é permanecer em repouso e fazer reposição de líquido.

Imunização
A indicação é que a primeira dose da vacina contra a febre amarela seja aplicada pela primeira vez aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. No caso de adultos, a aplicação ocorre em dose única e tem nível de proteção próximo a 100%.

A recomendação é que a imunização se repita de dez em dez anos. Quem nunca foi vacinado contra a doença e vai viajar para áreas de risco deve se vacinar com pelo menos dez dias de antecedência.

A dose é contraindicada para grávidas, pessoas com HIV, pacientes com leucemia e linfoma que estejam em tratamento com quimioterapia e radioterapia e alérgicos a ovos e ao antibiótico. Mulheres que amamentam crianças com menos de 6 meses devem ser submetidas a avaliação médica para analisar os riscos e benefícios da imunização.

Fonte: G1 DF [Publicada em 02/10/2015]

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...