22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:35

Sargento Alberto Oliveira, GTOP21: Solitário, solidário e necessário

Na tarde de ontem, em coletiva, o governador eleito, Rodrigo Rollemberg (PSB), anunciou três nomes escolhidos para a área de Segurança Pública do Distrito Federal. O anúncio ocorreu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães onde também esteve presente o futuro secretário de Segurança Pública do DF, o sociólogo, Arthur Trindade.

Na coletiva foram anunciados os nomes do coronel, Florisvaldo Ferreira César, que assumirá o comando da Polícia Militar (PM), do delegado, Eric Seba de Castro, próximo diretor da Polícia Civil e do coronel Hamilton Santos Esteves Júnior que permanecerá a frente da chefia do Corpo de Bombeiros.

Durante a coletiva de Rollemberg, terminava, em outro ponto da cidade, na sede do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), o velório do policial Civil, Flávio Viana de Castro, morto com seis tiros na madrugada de sábado (26/Dez),  no Gama, após reagir a um assalto.

portal-plantao-policial-vitima-agenteA morte de Flávio assim como a de dezenas de pessoas que ocorrem todos os dias no DF que atingiu índices alarmantes em casos de homicídios que chegam a 37,4 para cada 100 mil habitantes, Mapa da Violência 2013, produzido pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) com base em dados do sistema de saúde. Embora a SSP, tenha questionado os dados na ocasião, apontando 27,66 como dado oficial o equivalente a 1,98 assassinatos por dia.  Para a Organização das Naçòes Unidas (ONU), a incidência de homicídio acima de 10 para cada 100 mil habitantes é considera “epidêmica”.

O DF ocupou, em 2013, a sétima unidade da federação com mais homicídios, em proporção à população. O que chama a atenção pois a polícia do DF ainda é uma das mais país. No entanto a gestão do governador Agnelo Queiroz (PT), foi desastrosa, não só na Saúde, Educação, mobilidade urbana. Ela chegou também à segurança pública. A troca excessiva do comando da PM é um reflexo da falta de habilidade na gestão da Segurança Pública.

Mas a falta de políticas eficientes de Segurança Pública foram evidentes durante a gestão de Agnelo. O abandono dos postos policiais, o distanciamento da polícia com a comunidade, a falta de prioridades com gastos deixou por mais de uma vez, viaturas da polícia sem combustível para que a PM pudesse atender a população. Até o número 190 recentemente teve o atendimento comprometido. Mas o serviço integrado de monitoramento, implantado inicialmente para dar suporte à Copa do Mundo de 2014 funcionou, virou legado e isso deve ser o suficiente para o Governador.

solidariedadeO reflexo disso é foi assistir uma postagem nas redes sociais em que um sargento da PM, ao ver o cortejo do corpo de Flavio, seguindo para enterro na cidade de Valparaiso (GO), estacionou o carro e prestou continência em um ato solitário e solidário, que demonstra não só o respeito que entre os companheiros da segurança, por saberem dos perigos que os policiais estão expostos e que se refletem muito mais na população civil.

O ato de Sargento do Grupo Tático Operacional (GTOP), Alberto Oliveira, do GTOP21 assume a força de um desabafo e que as prioridades para o Distrito Federal e para a população brasileira precisam mudar urgentemente o foco.

Na ocasião da Coletiva, Rollemberg que assumirá daqui há dois dias a gestão do DF, informou que deve integrar as corporações, implantar o programa Pacto Pela Vida, idealizado pelo governo de Pernambuco, do ex-candidato à presidência da República, morto em acidente de avião em São Paulo, durante o período de campanha eleitoral; e a sensação de segurança na capital do país.

O que se espera é que Rollemberg consiga de fato resgatar a sensação de segurança da população do DF e devolver a motivação da Polícia do DF. Afinal há anos a população do DF, se enjaula na ‘segurança’ do lar, pois a criminalidade na capital do país ganhou tal proporção, que sequestro relâmpago, roubos dentro dos próprios lares viraram rotina na lista de ousadias dos marginais.

O que se espera é que o maior estelionatário político do DF, senhor Agnelo Queiroz, esteja 100% equivocado, quando ‘tenta’ projetar a própria imagem na de Rollemberg. E que o novo governador resgate além da segurança, a dignidade da população do DF.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...