23.5 C
Brasília
19 mar 2026 23:06

SAMU e Bombeiros treinam juntos para padronizar procedimentos no DF

Equipes são capacitadas com os mesmos protocolos de atendimento para trabalhar de forma unificada

Por Camila Holanda

Prossegue, até a quinta-feira (03), o curso de Formação de Multiplicadores, ministrado pelo Núcleo de Educação em Urgência (Nuedu) para médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Ao todo, 33 profissionais serão capacitados.

O objetivo é atualizar e capacitar as equipes para que trabalhem de forma unificada e mantenham a padronização dos protocolos de atendimento. “Essa integração permite melhor aproveitamento dos recursos das duas instituições”, destaca Victor Arimatea, diretor do Samu. Dos 33 alunos, nove são bombeiros militares.

Ambas as instituições prestam atendimento pré-hospitalar e, desde a portaria conjunta 40/2018, esforçam-se para trabalhar de forma unificada e manter a padronização dos protocolos de atendimento. Ao todo, serão 30 horas/aula, divididas entre teoria e prática, durante três dias.

“Como o Corpo de Bombeiros tem muito pessoal, alguns militares estão fazendo o treinamento para replicar isso dentro da corporação”, diz Leticea Moraes, chefe do Nuedu. A médica também enfatiza que o curso trabalha com simulações realísticas, um método inovador de aprendizado, que permite a experiência prática em ambiente controlado.

O major Tizzo, do CBMDF, considera o curso fundamental para formar profissionais adequadamente. “Saber transmitir é tão importante quanto saber realizar os procedimentos. Multiplicar o conhecimento é fundamental”, afirma o Major Tizzo, do CBMDF.

Destaques

Hospital de Santa Maria reforça segurança no uso de medicamentos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),...

Com investimento de R$ 1,4 milhão, GDF inicia obras no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) deu...

Governador Ibaneis Rocha participa de solenidade do Primeiro Uniforme do Curso de Formação de Praças XII da PMDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Março Azul alerta para o câncer de intestino e reforça a importância da prevenção

Por Kleber Karpov A campanha Março Azul 2026, promovida por...