22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:26

Rollemberg recua e retira fusões das Administrações da pauta da CLDF

Fim da Briga. Deputados, lideranças de associações de moradores e a população de áreas afetadas comemoram decisão de governador.

Um tema que causou muita polêmica e criou desconforto na relação entre o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) e parlamentares na Câmara Distrital do Distrito Federal (CLDF) foram as fusões de Regiões Administrativas anunciadas por Rollemberg em Janeiro, sob argumento de reduzir despesas aos cofres públicos. O PL previa a redução de 31 para 24 administrações com fusão das RA de Lago Sul e Jardim Botânico; Sobradinho II e Fercal; Lago Norte e Varjão; Guará e SIA; Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way; e ainda de Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal.

Embora o GDF ainda não tenha emitido nota oficial sobre o assunto, deputados já comemoram na CLDF. Esse é o caso do distrital, Chico Vigilante (PT), que foi enfático: “Até que enfim, o governador Rodrigo Rollemberg tomou uma atitude sensata”, no momento em que houve a retirada do PL para votação na CLDF.

Segundo Vigilante: “Desde o primeiro momento, me posicionei contra esse verdadeiro absurdo, pois o PL pretendia fundir A luta dos moradores dessas cidades também foi fundamental para que o governo pudesse voltar atrás nessa decisão infundada.”, afirmou ao lembrar a importância do papel da população na decisão de Rollemberg: “A luta dos moradores dessas cidades também foi fundamental para que o governo pudesse voltar atrás nessa decisão infundada.” complementou.

Apresentado pelo Exucutivo à CLDF, o Projeto de Lei nº 182/2015 enfrentou resistência não só na Câmara, mas também por grupos organizados da sociedade civil, em diversas RAs, a exemplo dos moradores da Fercal, Jardim Botânico e ainda de Núcleo Bandeirante e Park Way.

As comunidades das RAs agradecem

adm2Para o ex-administrador da RA Núcleo Bandeirante, Danúbio Martins, que representa um grupo grande de moradores contrários às fusões, prevaleceu o bom senso. “Semana que vem faço 58 anos que moro no Núcleo Bandeirante e esse é um grande presente. Meu pai foi um dos fundadores do grupo pró-fixação do Núcleo Bandeirante, e me orgulho em saber que a cidade preservará sua autonomia, sua cultura e principalmente o legado da ‘Cidade Mãe’.”, afirmou ao lembrar que a  ‘Cidade Livre’, como também é conhecida, manterá a identidade da cidade que acolheu os pioneiros durante a construção de Brasília.

Martins observa ainda que a população e, principalmente, os empresários precisam da intervenção do governador para que a cidade volte funcionar: “Nossa cidade está estagnada e os comerciantes estão sendo prejudicados com a falta de pessoal qualificado para atender na nossa administração, para resolver os problemas do Bandeirante.” afirmou.

O vice-presidente da Associação dos Moradores do Tororó e Adjacentes (Atua) Tone Duarte, também falou sobre o fim das fusões. De acordo com Duarte: “Nós reunimos oito lideranças das associações de moradores da região dos condomínios das regiões do Altiplano Leste, Jardim Botânico, São Bartolomeu e Tororó e a avaliação é positiva.”, afirmou ao lembrar da mobilização de associações e moradores da região “Foi um ganho proveniente de muita luta que culminou em uma grande mobilização na Câmara Legislativa. Nesse caso com a retirada do PL das fusões, tem a ganhar o governo Rollemberg e a população que conquistou, com muita luta, uma administração na cidade. E a administração é imprescindível pois dá identidade política e cultural à nossa cidade.”

Agora é nomear os administradores

adm1Duarte lembrou ainda que agora entra outra etapa, as nomeações dos administradores definitivos. “Nós entendemos que esse foi um movimento feito comunidade e agora cabe ao governo atender ou não nossa reivindicação em relação à lista tríplice, onde indicamos nosso nome para administrador da região. Isso porque nos últimos nos últimos 100 dias do governo Rollemberg, a Região Administrativa de Jardim Botânico ficou em total abandono. O administrador que responde interinamente pela nossa administração parece não dar conta sequer do Lago Sul deixou a nossa cidade em total abandono.”, afirmou.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...