Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, nesta quinta-feira (18/Dez), o Centro de Ensino da Primeira Infância (Cepi) Flor de Magnólia, no Riacho Fundo II. A unidade é a primeira creche pública da região administrativa e possui capacidade para atender 188 crianças em regime integral. A entrega integra o plano de expansão da rede de ensino do Distrito Federal, que se aproxima da marca de 30 novas unidades voltadas à primeira infância.
A nova estrutura atende a uma demanda histórica da população local, estimada em 70 mil habitantes. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo ressaltou a importância do equipamento público para garantir liberdade às famílias e segurança alimentar e educacional aos alunos.
“Estamos entregando mais um Cepi, com 188 crianças atendidas, e isso é motivo de muita alegria. É educação e carinho para essas crianças, e também a oportunidade para as mães deixarem seus filhos e poderem trabalhar e ajudar suas famílias”, afirmou Rocha.

A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), reforçou que a inauguração representa um passo decisivo para zerar o déficit de vagas. Segundo a gestora, o espaço concretiza o compromisso de assegurar educação pública de qualidade e tranquilidade para os pais trabalhadores.
“A entrega do Cepi Flor de Magnólia é mais um passo firme para zerar as filas de creches no Distrito Federal. O espaço representa o nosso compromisso de garantir que todas as crianças tenham acesso à educação pública de qualidade. Para as mães, é a tranquilidade de poder trabalhar sabendo que seus filhos estão bem cuidados”, disse Celina Leão.
Estrutura e financiamento
O governo investiu R$ 7.217.375,64 na construção do Cepi, mediante recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida local. A obra, executada pela empresa Elshaday Engenharia sob fiscalização da Novacap, ocupa uma área construída de 1.708,42 m².
O prédio dispõe de dez salas de aula, berçários, fraldário, lactário, solário e sala de amamentação. O projeto inclui ainda refeitório, sanitários adaptados para pessoas com deficiência e áreas de recreação cobertas e descobertas. As crianças matriculadas recebem cinco refeições diárias com acompanhamento nutricional.
Gestão de vagas
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, assegurou que a combinação entre a nova creche, instituições parceiras e o benefício do Cartão Creche permitirá atender toda a demanda da região.
“Nós vamos zerar a fila de espera por creches aqui no Riacho Fundo II. Isso porque nós temos também instituições parceiras e o Cartão Creche. Então, vai ter vaga para todo mundo. Esse é o nosso planejamento já para o ano que vem”, disse a secretária.
Dados governamentais indicam uma redução significativa na lista de espera por vagas no ensino infantil em todo o DF. O número de crianças aguardando matrícula caiu de 24 mil, em 2019, para cerca de 1,5 mil atualmente, com previsão de zerar o déficit no próximo ano.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











