Programa Cozinha Solidária é aprovado e vai à sanção

Projeto é de autoria do deputado Max Maciel

Por Denise Caputo

Fornecer alimentação gratuita para as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como a população em situação de rua: essa é a finalidade do Programa Cozinha Solidária Distrital. A iniciativa é tema do projeto de lei nº 532/2023, aprovado pelo Plenário da Câmara Legislativa, em segundo turno e redação final, na terça-feira (24/6).

A proposta, de autoria do deputado Max Maciel (Psol), é inspirada em uma ação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que, por meio de trabalho voluntário, oferece refeições gratuitas e nutricionalmente balanceadas às comunidades vulneráveis em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal.

“O projeto de lei que apresentamos tem como objetivo reconhecer e apoiar as Cozinhas Solidárias como uma política pública de segurança alimentar e nutricional”, explica Maciel. “Elas são uma iniciativa exemplar de solidariedade e cidadania, que contribui para a garantia do direito humano à alimentação adequada”, completa.

De acordo com o texto, o programa será conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, a partir de critérios a serem definidos em regulamento específico – o qual deverá ser lançado 90 dias após a publicação da lei. Para a execução da norma, o projeto autoriza o estabelecimento de parcerias com instituições e entidades da sociedade civil.

O PL estabelece, ainda, que a distribuição dos alimentos deverá ocorrer em espaços adequados do ponto de vista sanitário e que as refeições deverão fornecer “uma base nutricional alta e respeitando a cultura alimentícia regional”.

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Cofen e Sindate-DF repudiam caso de agressão de Magno Malta a técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Destaques

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou a entrega...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Projeto com opoio da FAPDF utiliza dados e inteligência artificial para otimizar gestão hospitalar no DF

Por Kleber Karpov A saúde pública no Distrito Federal está...