22.5 C
Brasília
09 nov 2025 22:22

Programa ‘AVC no Quadrado’ descentraliza atendimento e amplia assistência no DF

Iniciativa do GDF, lançada em maio, já resultou em mais de 90 atendimentos especializados nos hospitais regionais de Sobradinho e do Gama, agilizando o tratamento de pacientes

Por Kleber Karpov

O programa “AVC no Quadrado”, implementado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em maio, já apresenta resultados positivos na descentralização do atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Entre junho e setembro, os hospitais regionais de Sobradinho (HRS) e do Gama (HRG) realizaram mais de 90 atendimentos especializados, que antes eram direcionados exclusivamente ao Hospital de Base (HBDF).

Atendimento ágil e integrado

A iniciativa da Secretaria de Saúde (SES-DF) visa otimizar os fluxos de encaminhamento e garantir que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, no primeiro local de atendimento do paciente. Para isso, o programa utiliza uma plataforma de telemedicina que conecta as equipes dos hospitais regionais a neurologistas do HBDF, que ficam de plantão 24 horas por dia.

A secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques, explicou que a estratégia é ampliar a capacidade de resposta da rede. “Fizemos a descentralização da trombólise endovenosa para o HRS e HRG e introduzimos a trombectomia mecânica no Hospital de Base. O projeto também utiliza telemedicina para conectar hospitais e neurologistas, garantindo atendimento rápido e reduzindo sequelas”.

Corrida contra o tempo

A agilidade no atendimento é crucial para evitar sequelas graves. A Referência Técnica Distrital (RTD) em Neurologia, Letícia Rebello, que também coordena o projeto, ressalta que o AVC é uma condição tempo-dependente.

“Assim como o infarto, o AVC é uma doença tempo-dependente. A cada minuto, depois do início dos sintomas, são quase dois milhões de neurônios perdidos”, detalha a especialista. “A gente tem sempre que buscar maneiras para reduzir ao máximo possível o tempo de início do tratamento”, justifica Rebello.

A integração com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), além da capacitação das equipes multiprofissionais, tem sido fundamental para o sucesso do programa. Em agosto, no Hospital Regional do Gama, dos 16 atendimentos realizados, sete resultaram na aplicação do tratamento de trombólise endovenosa, que dissolve os coágulos e previne complicações.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Cidade devastada por tornado tem 2 mil sem luz e 32 seguem internados

Por Kleber Karpov A cidade de Santa Cecília do Pavão,...

Redação do Enem 2025 aborda perspectivas para o envelhecimento

Por Kleber Karpov O tema da redação do Exame Nacional...

PMDF participa de corrida em Brasília com mais de 3 mil atletas

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF),...

Resíduos perfurocortantes: descarte incorreto de canetas emagrecedoras soma 1,3 tonelada no DF

Por Kleber Karpov O descarte incorreto de canetas emagrecedoras atingiu...

IGESDF deve implementar residência médica de emergências nas UPAs

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

UPA de Ceilândia II sedia programa de aperfeiçoamento profissional com 16 vagas

Por Kleber Karpov A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ceilândia...

CLDF presta homenagem ao empreendedorismo feminino

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Tornado atinge Paraná com ventos fortes e eleva número de feridos a 750

Por Kleber Karpov A passagem de um tornado de categoria...

Destaques

Cidade devastada por tornado tem 2 mil sem luz e 32 seguem internados

Por Kleber Karpov A cidade de Santa Cecília do Pavão,...

Redação do Enem 2025 aborda perspectivas para o envelhecimento

Por Kleber Karpov O tema da redação do Exame Nacional...

PMDF participa de corrida em Brasília com mais de 3 mil atletas

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF),...

Resíduos perfurocortantes: descarte incorreto de canetas emagrecedoras soma 1,3 tonelada no DF

Por Kleber Karpov O descarte incorreto de canetas emagrecedoras atingiu...

IGESDF deve implementar residência médica de emergências nas UPAs

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...