19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:45

Primeiros socorros: projeto Samuzinho leva educação às escolas do Distrito Federal

Desde a criação, em 2007, mais de 25 mil pessoas já foram capacitadas

Por Larissa Lustoza

O que fazer em uma vítima de parada cardiorrespiratória? Como agir em casos de engasgo? Essas situações podem ocorrer a qualquer momento e de forma inesperada. Na última terça-feira (1º), mais de 80 crianças da Escola Classe 01 do Paranoá aprenderam como lidar com  ocorrências do tipo por meio do projeto Samuzinho, uma iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu 192) que promove a capacitação em primeiros socorros em escolas públicas e privadas do Distrito Federal.

O projeto Samuzinho percorre as instituições de ensino do DF oferecendo treinamento básico em como atuar em situações de parada cardiorrespiratória, engasgo, identificação de sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e como acionar o Samu-DF em casos de urgências.

Aulas reúnem prática e teoria, com as crianças treinando manobras de desengasgo e de reanimação cardiopulmonar em bonecos. Foto: Sandro Araújo-DF

Teoria e prática

Os ensinamentos unem teoria à prática e possibilitam que as crianças treinem manobras de desengasgo e de reanimação cardiopulmonar em bonecos. Desde a implantação, o projeto já instruiu mais de 25 mil pessoas em instituições públicas e privadas, principalmente em escolas.

Segundo a coordenadora, Melline Resende, o programa tem a finalidade de ensinar e estimular a disseminação do conhecimento, levando-o para o interior dos lares. “Sempre quando terminamos as estações, perguntamos se eles conseguem ensinar aos pais ou avós, para que eles mostrem também o que aprenderam nas aulas”, explica.

A diretora da EC 1 do Paranoá, Patrícia Fonseca, elogiou a iniciativa. “Me surpreendi muito. Achei legal e muito importante ensinar isso para as crianças”, disse.

Conscientização

A proposta surgiu da necessidade de conscientizar as crianças sobre a importância do serviço do Samu-DF. “Tínhamos uma grande porcentagem de trotes, de ligações indevidas e percebemos que a maioria ocorria no horário de intervalo e das saídas das escolas. Então, percebemos a necessidade de conscientizar essas crianças”, relembra Resende.

Desde então, o projeto se tornou uma das principais estratégias de atuação em casos de urgência e emergência com as instituições de ensino. Apesar de o principal público ser crianças e adolescentes, empresas também podem solicitar o treinamento.

“Hoje, trabalhamos com qualquer população que não seja da área da saúde, mostrando estratégias de como atuar até o serviço de urgência e emergência chegar, para que a gente consiga salvar mais vidas e diminuir as sequelas desses pacientes”, completa.

Como participar

As aulas são realizadas sempre às terças-feiras. No caso de treinamento realizado nas escolas, é necessário que as crianças tenham a idade mínima de sete anos e seja para um público acima de 30 pessoas.

Programe-se

A agenda para 2025 já foi encerrada e as inscrições para as atividades do próximo ano estarão abertas a partir de novembro.

Para solicitar, há dois caminhos. Para as instituições que possuem acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), basta elaborar um ofício, preenchendo o formulário modelo 81525374 e encaminhar para SES/CRDF/SAMU – Diretoria do SAMU 192.

As instituições que não possuam acesso ao sistema, podem enviar ofício aos cuidados do Diretor do Samu-DF, Victor Leonardo Arimatea Queiroz, preenchendo e anexando o formulário disponível neste link e encaminhando para o e-mail: [email protected], ou pessoalmente, no endereço: SIA Trecho 03 Lotes 2090/2100 – Brasília/DF – CEP: 71.200-033.

Mais informações podem ser conferidas no site do Projeto Samuzinho.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...