19.5 C
Brasília
13 jul 2025 21:30

Pré-natal odontológico: saiba por que é tão importante fazê-lo

Cuidar da saúde bucal evita partos prematuros, baixo peso do recém-nascido e até pré-eclâmpsia; 127 UBSs ofertam o serviço a mulheres grávidas

Visitar o dentista regularmente e fazer o acompanhamento preventivo da saúde bucal é de extrema importância ao longo da vida, mas principalmente durante a gestação. Na consulta do pré-natal odontológico, realizada em toda a rede pública de saúde do Distrito Federal, a gestante é examinada e, caso seja diagnosticada alguma doença, ela pode fazer o tratamento durante a gestação. No DF, 127 unidades básicas de saúde (UBSs) ofertam esse serviço; conheça os endereços.

De acordo com a cirurgiã dentista Raquel Ribeiro, que atende diariamente mulheres grávidas na UBS 6 do Gama, a gestante com doença periodontal não tratada pode passar por situações como parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e pré-eclâmpsia. “Além disso, a cárie é uma doença que pode se agravar. Tivemos casos no DF de gestantes que tiveram que passar por procedimentos de urgência em que foi necessário fazer o parto em função de infecção de origem odontogênica, que estava disseminando e colocando a vida da gestante em risco”, alerta.

Entre os impactos que as mudanças fisiológicas causam na saúde bucal de gestantes destaca-se a possibilidade do aumento dos níveis de inflamação periodontais (tecidos de suporte do dente) em decorrência de higiene bucal inadequada associada às alterações dos níveis hormonais. “As gestantes também podem apresentar alterações comportamentais e acabar consumindo mais açúcares, mas não aumentam os cuidados com os dentes, o que pode trazer risco de doenças bucais”, explica a gerente de Serviços de Odontologia da Secretaria de Saúde, Alessandra de Castro.

Promoção à saúde

Atualmente, no DF, o índice de atendimento odontológico de gestantes é de 19%. “Houve significativa diminuição dos atendimentos a esse público nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia, pois as gestantes são do grupo de risco. Mas, agora, isso já não se justifica devido à vacina contra a covid-19”, alerta Alessandra.

Para que esse público retorne ao atendimento, de acordo com a cirurgiã dentista Raquel Ribeiro, é necessário desmistificar o atendimento odontológico da gestante. “O tratamento é indicado, seguro e adequado, principalmente no segundo trimestre da gestação”, ressalta.

Para realizar o pré-natal odontológico, a gestante deve procurar sua unidade básica de saúde de referência e se cadastrar na equipe de Saúde da Família (eSF). O DF dispõe hoje de 175 UBSs, sendo que na maioria dessas há serviço odontológico. Nas que não houver, a paciente será encaminhada para outra UBS que possa acolhê-la na mesma região de saúde.

Destaques

Aeroportos da região Centro-Oeste movimentaram mais de 9,7 milhões de passageiros entre janeiro e maio deste ano

Entre janeiro e maio deste ano, a região Centro-Oeste...

Na Hora ultrapassa 1 milhão de atendimentos em 2025 e amplia rede no DF

Por Karol Ribeiro O Na Hora ultrapassou a marca de...

Pró-Jovem Digital oferece cursos gratuitos de empreendedorismo digital

Estão abertas as inscrições para o Pró-Jovem Digital, programa...

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para fundação de Alagoas atuar em projeto de combate a dengue no DF

Por Kleber Karpov A imprensa noticiou durante a semana, a...