Por Kleber Karpov
As inscrições para o Pré-Enem de Quebradas, cursinho popular e gratuito, estão abertas até (06/Mar), para jovens das periferias do Distrito Federal. A iniciativa é uma articulação entre as organizações Jovem de Expressão, Pedagoginga e Confluências de Educação Popular, com apoio da Secretaria Nacional da Juventude, e tem como objetivo preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o acesso ao ensino superior público, com aulas presenciais que começam em março em Ceilândia Norte, Ceilândia Sul, Santa Maria e Sobradinho II.
Cada um dos quatro polos contará com uma turma de 30 vagas, e os participantes serão selecionados com base nas informações fornecidas no formulário de inscrição. A proposta pedagógica une a preparação para as provas a metodologias de educação popular, buscando fortalecer o pensamento crítico, o apoio coletivo e o protagonismo juvenil.
Além das aulas regulares, o projeto oferece rodas de conversa, materiais didáticos gratuitos e acompanhamento pedagógico. A equipe é formada por educadores populares e universitários egressos de escolas públicas. A articulação entre os cursinhos envolvidos já garantiu mais de 100 aprovações em universidades públicas em todo o país.

As organizações parceiras
O Jovem de Expressão é uma iniciativa do Instituto Referência da Juventude com atuação em Ceilândia. O programa foca na promoção da saúde e do bem-estar de jovens entre 18 e 29 anos por meio de ações de prevenção à violência e incentivo a práticas culturais e empreendedoras.
O Pedagoginga, criado em 2018 por jovens de Sobradinho II, é um movimento social periférico que articula formação crítica e afetiva. O cursinho valoriza a cultura local e práticas antirracistas para lutar contra a elitização da universidade e afirmar o direito da comunidade ao ensino superior.
O Confluências de Educação Popular é um movimento coletivo que atua há mais de 15 anos nas periferias do Brasil e em países africanos. O projeto promove a educação como direito e ferramenta de transformação social, com compromisso na luta antirracista e na valorização de saberes populares.
Serviço: Pré-Enem de Quebradas – Edição 2026
Inscrições até: 06 de março
Formulário: https://forms.
Valor: Gratuito
Aulas presenciais em:
- Ceilândia Norte – Jovem de Expressão (segunda a sexta, à noite)
- Ceilândia Sul (CED 2) – Confluências (aulões aos sábados)
- Santa Maria (CEM 404) – Confluências (aulões aos sábados)
- Sobradinho II (CEM 4) – PedagoGinga (aulões aos sábados)
Vagas limitadas. Seleção com base nas informações preenchidas no formulário.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












