Polícia fecha fábrica clandestina que fornecia bebidas adulteradas com metanol

Operação em São Bernardo do Campo investiga elo com cinco mortes e 23 casos de intoxicação em SP

Por Kleber Karpov

A Polícia Civil do estado de São Paulo encerrou, nesta sexta-feira (10/Out), as atividades de uma fábrica clandestina responsável pela adulteração e venda de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol, na cidade de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana. A operação, deflagrada na manhã de hoje, buscou desmantelar o esquema de produção que está associado a cinco mortes e vinte e três casos confirmados de intoxicação no estado, conforme o balanço mais recente.

Em nota, o porta-voz da Polícia Civil afirmou que a localização do estabelecimento foi possível após uma extensa linha de investigação. O rastreamento teve início com a análise do óbito da primeira vítima de intoxicação pela bebida adulterada.

O falecimento do homem, cuja identidade não foi revelada, ocorreu no dia 16 de setembro, quatro dias depois de ter manifestado os primeiros sintomas. Em seguida, as autoridades identificaram o bar onde a bebida foi consumida.

No local de consumo, os agentes de segurança apreenderam nove garrafas, das quais oito apresentaram contaminação por metanol, segundo o resultado da perícia. O responsável pelo bar confessou às autoridades a compra dos produtos de uma distribuidora não autorizada.

Etanol Contaminado

De acordo com o depoimento do proprietário do bar, a distribuidora clandestina, que funcionava como a fábrica fechada, utilizava etanol oriundo de postos de combustível para realizar a adulteração das bebidas. O uso dessa substância em destilados é o que introduz o metanol na composição, tornando o consumo perigoso para a saúde pública.

O metanol é um álcool altamente tóxico que, ao ser metabolizado pelo organismo, pode causar danos irreversíveis à visão e levar à falência de órgãos. Por conta de sua alta periculosidade, a Polícia Civil segue o aprofundamento das investigações.

Ampliação da Operação

A ação se expandiu para outros endereços na Grande São Paulo. Além da fábrica em São Bernardo do Campo, as equipes estiveram em locais nos municípios de São Caetano do Sul e São Paulo, onde novas diligências foram executadas.

Durante a manhã, oito suspeitos foram conduzidos à delegacia. Eles prestaram esclarecimentos sobre o envolvimento no esquema de falsificação. A polícia mantém o foco na identificação de toda a cadeia de fornecimento e distribuição.

No que tange ao quadro epidemiológico, o estado de São Paulo contabiliza até o momento as cinco mortes confirmadas por intoxicação causada pela ingestão da bebida contaminada. Além disso, a Secretaria de Saúde monitora vinte e três casos confirmados que resultaram da contaminação pela substância tóxica.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Destaques

Queima de lixo e vegetação é crime ambiental e eleva risco de incêndio durante o período de seca

Por Kleber Karpov A queima de lixo, vegetação e restos...

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...