27.5 C
Brasília
06 fev 2026 15:06

PMDF retifica edital de concurso para formação de oficiais

Ajustes no certame garantem reserva vagas para PCD e reabertura inscrições para todos candidatos

Por Kleber Karpov

O diretor de gestão de pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal publicou a retificação do edital para o concurso de oficiais em 19 de dezembro (23/Dez). O documento nº 207/2025 deve promover ajustes técnicos e pedagógicos no processo seletivo para admissão ao curso de formação. A mudança deve assegurar a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e a reabertura do prazo de inscrições para todos os candidatos interessados no certame em 2026.

O novo período para realização de inscrições deve ocorrer entre 4 de fevereiro e 6 de março de 2026. Gestores da corporação devem reabrir o sistema para livre participação, o que não se limita apenas ao público com deficiência. A aplicação das provas objetivas e discursivas deve se concentrar no dia 19 de abril do próximo ano, conforme o cronograma atualizado pela Polícia Militar.

Inclusão e procedimentos

A retificação deve estabelecer critérios específicos para a participação de candidatos com deficiência no certame. Representantes técnicos devem definir os procedimentos de avaliação e perícia em conformidade com as normas de acessibilidade vigentes. O quadro de cotas também deve passar por atualizações para refletir a nova estrutura administrativa do concurso público.

Candidatos devem observar que a medida deve garantir maior segurança jurídica e ampliar o acesso ao serviço público. O texto atualizado deve detalhar as etapas de comprovação da condição de PCD para os concorrentes que se enquadram nesta categoria. Profissionais da área de recrutamento devem fiscalizar o cumprimento das novas regras durante todas as fases eliminatórias da seleção.

Calendário de formação

O ingresso dos aprovados no Curso de Formação de Oficiais deve ocorrer em 1º de março de 2027. Integrantes da PMDF devem orientar os interessados a consultarem o conteúdo programático atualizado que se encontra no novo edital normativo. A leitura atenta das mudanças deve ser responsabilidade de cada participante para evitar falhas no processo de inscrição ou preparação técnica.

A corporação deve manter a divulgação de informações detalhadas nos canais de comunicação oficiais e no portal da banca organizadora. A PMDF deve reforçar que o acompanhamento do diário oficial e do cronograma retificado deve ser constante por parte dos inscritos. O objetivo deve ser assegurar a transparência e a eficiência na renovação dos quadros da Polícia Militar do Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

GDF lança quarta edição da campanha Carnaval Sem Assédio

Por Kleber Karpov A Secretaria da Mulher do Distrito Federal...

Flavio Dino suspende ‘pinduricalhos’ aos Três Poderes e STF agenda julgamento para 25 de fevereiro

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para...

Detran-DF abre inscrições para curso especializado de motofrete

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Mais de 170 policiais penais nomeados iniciam formação profissional da carreira 

Por Kleber Karpov Um total de 179 novos policiais penais...

Programa DNA do Brasil inicia ações de saúde preventiva em escolas públicas de Ceilândia

Por Kleber Karpov O Programa DNA do Brasil, uma iniciativa...