PMDF recebe 1.200 alunos para início do XII Curso de Formação de Praças

Solenidade na Academia de Polícia Militar de Brasília marca começo da trajetória profissional dos futuros soldados

Por Kleber Karpov

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realiza, nesta segunda-feira (29/Dez), a solenidade de recepção dos aprovados no XII Curso de Formação de Praças (CFP). O evento ocorre a partir das 9h30, na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), e marca o ingresso de 1.200 alunos na corporação.

A programação deve contar com ritos militares tradicionais para celebrar o início da jornada acadêmica dos futuros policiais. O cerimonial prevê a execução do Hino Nacional e a passagem simbólica de comando entre os departamentos responsáveis pela formação.

O ato envolve o Departamento de Gestão de Pessoal (DPM), a Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB) e a Escola de Formação de Praças (EsFP). A cerimônia formaliza a integração dos novos cadetes à rotina da instituição militar.

Comando e diretrizes

A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, deve presidir a solenidade. A oficial dirigirá as boas-vindas aos alunos e reforçará os pilares institucionais de ética, disciplina e compromisso com a segurança pública da capital federal.

O curso de formação submete os participantes a um rigoroso período de treinamento técnico e prático. O objetivo é preparar o novo efetivo para atuar no policiamento ostensivo e servir à sociedade brasiliense.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

São Paulo registra novos casos de sarampo e atinge 40 notificações em 2026

Por Kleber Karpov Profissionais de saúde de São Paulo confirmaram...

Lula critica modelo de debates na televisão e defende metas econômicas

Por Kleber Karpov O presidente da República e candidato à...

Em sabatina do Metrópoles, Celina Leão defende gestão no GDF e descarta privatização do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Piloto e influenciador Lito Sousa morre aos 59 anos em decorrência de doença neurológica rara

Por Kleber Karpov O piloto comercial, mecânico de aeronaves e...

Datafolha no DF: Celina Leão tem 53% dos votos válidos contra 26% do Leandro Grass

Por Kleber Karpov Um levantamento recente do Datafolha, divulgado nesta...

Destaques

São Paulo registra novos casos de sarampo e atinge 40 notificações em 2026

Por Kleber Karpov Profissionais de saúde de São Paulo confirmaram...

Ministro Edson Fachin suspende julgamento sobre planos de saúde e envia ações para conciliação no STF

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lula critica modelo de debates na televisão e defende metas econômicas

Por Kleber Karpov O presidente da República e candidato à...

Brasileiros em situação irregular nos EUA e em Portugal podem evitar votação nas eleições de 4 de outubro

Publicado em 01/10/2026 às 22h46 - Alterado em 02/10/2026...

Em sabatina do Metrópoles, Celina Leão defende gestão no GDF e descarta privatização do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...