Pepa entrega título de Cidadão Honorário de Brasília ao medalhista paralímpico Parré

O deputado distrital Pepa (PP) entregará o título de Cidadão Honorário de Brasília ao medalhista paralímpico Ariosvaldo Fernandes da Silva, mais conhecido como Parré, em sessão solene nesta segunda-feira (16), às 15h, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Parré conquistou a medalha de bronze nos 100 metros na classe T53, destinada a atletas com transtorno de movimento de alto grau no tronco e nas pernas, durante as Paralimpíadas de Paris.

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 23 de dezembro de 1976, e residente em Planaltina desde os dois anos de idade, Parré tem uma trajetória marcada pela superação. Aos 18 meses, contraiu poliomielite, o que resultou na paralisia dos membros inferiores. Aos 17 anos, foi introduzido ao esporte, inicialmente competindo no basquete em cadeira de rodas. Em 2002, migrou para o atletismo, onde construiu sua bem-sucedida carreira.

Atleta de renome no paradesporto brasileiro, Parré é um exemplo de resiliência e inovação. Além de competir em alto nível, ele se destacou também pelo seu envolvimento no desenvolvimento técnico dos equipamentos esportivos, chegando a projetar a própria cadeira de rodas usada nas competições.

Ao comentar sobre a conquista da medalha paralímpica em Paris, após 16 anos de tentativas desde sua estreia nos Jogos de Pequim, em 2008, Parré relembra a força necessária para seguir competindo. “Tive muita resiliência para não desistir e continuar acreditando no meu sonho. A medalha paralímpica tem um peso especial, e me sinto honrado em representar a categoria e o meu país”.

Sobre o reconhecimento com o título de Cidadão Honorário, Parré expressa gratidão. “Receber essa homenagem é o reconhecimento que a cidade de Planaltina e o Distrito Federal têm por mim e pela minha trajetória. É muito especial contar com esse apoio”, relata.

O treinador de Parré, Denis Gigante, também será homenageado com uma Moção de Louvor, que será entregue na mesma ocasião. “Meu treinador sempre acreditou nessa medalha. É uma pessoa que esteve ao meu lado em todos os momentos e merece todo o reconhecimento”, destaca Parré.

Para o deputado Pepa, autor da proposição, a homenagem enaltece a relevância de Ariosvaldo para a história do esporte e celebra sua dedicação e conquistas, que elevam o nome do Distrito Federal e do Brasil no cenário esportivo mundial.

Focado nos próximos desafios, o atleta já mira novos campeonatos e competições internacionais, incluindo as Paralimpíadas de Los Angeles, em 2032.

A Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão Honorário a Ariosvaldo Fernandes será realizada às 15h, no Plenário da CLDF, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital.

FonteCLDF

Destaques

MPDFT abre inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na plataforma Blaze

Por Kleber Karpov A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa...

TCDF aponta sobrepreço em contrato de R$ 6,2 milhões e cobra devolução milionária por abrigos de ônibus

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

TCDF abre inscrições para curso de Formação para Conselheiros de Saúde do DF

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Maratona do TCDF destaca experiências de sucesso e soluções para aprimorar a gestão da saúde pública

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...