23.5 C
Brasília
01 fev 2026 11:28

PCDF assume presidência do Fundo Distrital de Combate à Corrupção

Mudança segue modelo de revezamento entre órgãos do conselho; foco será ampliar projetos e participação da sociedade civil

Por Kleber Karpov

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) assumiu a presidência do conselho de administração do Fundo Distrital de Combate à Corrupção (FDCC), sucedendo a Procuradoria-Geral do DF (PGDF) após dois anos de gestão. A mudança segue o modelo de revezamento entre os órgãos que compõem o colegiado e coloca o delegado Jean Felipe Mendes à frente do fundo, com o compromisso de dar continuidade ao financiamento de projetos de combate à corrupção e ampliar a participação da sociedade civil.

Novas diretrizes

O novo presidente, delegado-chefe adjunto da Delegacia de Repressão à Corrupção, Jean Felipe Mendes, destacou o papel do fundo como um reforço orçamentário para as instituições de controle. “Ainda que os órgãos de controle e persecução já contem com estruturas e orçamentos próprios, o FDCC representa um incremento significativo, permitindo capacitar servidores, reaparelhar instituições como a CGDF, a PCDF e a PGDF, além de viabilizar projetos inovadores propostos pela sociedade civil organizada”.

A nova gestão pretende preservar o espaço de debate entre os conselheiros e ampliar o estímulo à participação social. “Nosso foco será assegurar que os recursos sejam bem administrados e revertidos em projetos com efetivo retorno à sociedade, contribuindo para uma Administração Pública cada vez mais transparente e íntegra”, adiantou o delegado.

Legado da PGDF

A ex-presidente do Fundo e subprocuradora-geral do DF, Izabela Frota Melo, ressaltou que o FDCC vai além do financiamento. “Ele representa um mecanismo para o retorno efetivo de valores à sociedade e ao Distrito Federal, que foram desviados por condutas desconformes à lei, à jurisprudência e à ética. É um verdadeiro reembolso de recursos que, originariamente, pertenciam ao cidadão”, afirmou.

Sob a gestão da PGDF, iniciada em 2023, o principal objetivo foi tornar o fundo operacional, o que foi alcançado com a publicação do primeiro edital de fomento e a celebração dos primeiros acordos com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

ds“A formalização dos primeiros acordos com OSCs foi muito relevante, pois estas se tornaram parceiras estratégicas na execução de iniciativas que chegam diretamente à ponta”, destacou Izabela.

Entre os desafios, a procuradora apontou a necessidade de aprimorar os mecanismos de análise de projetos e diversificar as linhas de fomento. “A experiência prática demonstrou que, para maximizar o impacto do Fundo e ampliar a execução dos recursos, é preciso criar categorias e eixos de atuação mais diversificados e aderentes às complexas demandas do combate à corrupção e da promoção da integridade”, explicou.

Ao encerrar o ciclo, Izabela Frota Melo resumiu a marca da gestão da PGDF à frente do fundo. “A marca de nossa gestão pode ser resumida na frase: ‘FDCC em ação’. Trabalhamos para colocar o Fundo em pleno funcionamento, garantindo que os recursos cheguem efetivamente a projetos que beneficiem a sociedade e fortaleçam o combate à corrupção no Distrito Federal”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...