Por Kleber Karpov
O Parque da Cidade Sarah Kubitschek, símbolo de Brasília, celebra 47 anos, neste sábado (11/Out), com uma série de investimentos em infraestrutura e zeladoria promovidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O espaço, que é ponto de lazer, esporte e convivência, recebeu reformas que incluem novo cercamento, iluminação 100% em LED, melhorias na acessibilidade e a recuperação de áreas históricas, além do anúncio da volta da Piscina de Ondas.
A reforma objetivou priorizar o conforto e a segurança dos frequentadores do parque, que é considerado o maior da América Latina, com 420 hectares. Além do novo cercamento e da recuperação da iluminação em LED, houve a remoção de equipamentos danificados, a construção de rampas de acessibilidade e a recuperação da Ponte dos Cadeados e do Castelinho.
Investimento em estrutura
O GDF anunciou um investimento de R$ 18,2 milhões para a reformulação da Piscina com Ondas. A área de lazer será totalmente reformulada, incluindo a instalação de piscinas infantis, rio lento e novas áreas de convivência.
No âmbito da infraestrutura, foram feitas reformas recentes nas quadras de esportes e nas pistas de corrida e ciclovias, que tiveram a acessibilidade e o número de faixas ampliados. Em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), mais de duas mil árvores foram plantadas no local, substituindo antigos pinheiros que foram retirados por questões de segurança.
O secretário de Esporte e Lazer (SEL-DF), Renato Junqueira, enfatizou a importância do local. “São 47 anos de história, convivência e movimento, onde gerações inteiras aprenderam o valor do esporte, da saúde e da vida ao ar livre”, disse o representante da pasta. Ele afirmou que o cuidado com o Parque da Cidade é uma das maiores responsabilidades, pois o espaço faz parte da identidade e do bem-estar dos brasilienses.
Melhorias no cotidiano
Nos últimos meses, em vez de promover eventos festivos, a administração do parque optou por concentrar os recursos em melhorias permanentes. O administrador do local, Todi Moreno, citou a troca da iluminação e a reforma dos banheiros como as principais mudanças recentes, atendendo às demandas dos frequentadores.
Segundo o administrador, o novo sistema de iluminação melhorou a sensação de segurança, contribuindo para uma queda de 40% no número de ocorrências nos últimos anos. A Praça Eduardo e Mônica, no Estacionamento 10, também foi renovada. A academia pública do parque, reaberta em junho do ano passado, consolidou-se como um ponto de encontro gratuito.
Para os próximos meses, a administração planeja a padronização e regularização dos quiosques. O administrador Todi Moreno detalhou que o objetivo é utilizar “um material mais ecológico e harmonizado com o visual do parque, sem descaracterizá-lo”. Além disso, há planos para a melhoria da orla do lago, para que o espaço fique “mais bonito e com menos áreas de terra exposta”.
Todo o trabalho de manutenção e reforma, conforme assegurou o administrador, é feito com a preocupação de preservar o projeto original, assinado por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx.
Memória e trabalho
O Parque da Cidade, inaugurado em 11 de outubro de 1978, inicialmente com o nome de Rogério Pithon Farias, é um espaço de grande valor afetivo para a população. A radialista Camila Abreu, 37 anos, compartilhou a própria experiência. “O parque significa tudo pra mim, porque o esporte faz parte da minha vida diariamente, pela saúde, pela terapia, pelo psicológico”, destacou.
A treinadora de corrida Márcia Rosa, 41 anos, que trabalha no local há 13 anos, percebeu as melhorias na infraestrutura. “O que notei nitidamente foi a iluminação. Está funcionando muito bem, e isso faz diferença pra quem treina cedo. A pista ficou excelente com a divisão entre pedestres e ciclistas, dá mais segurança e tranquilidade para treinar”, avaliou a profissional.
Há quem encontre no parque o próprio sustento. É o caso do quiroprático Leonardo Nunes, que trabalha no local desde 2002. “A gente oferece um serviço que complementa a rotina dos frequentadores. Muitos corredores e praticantes de esportes procuram o atendimento para relaxar, renovar o corpo e evitar lesões”, explicou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










