19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:00

Parque da Cidade celebra 47 anos com reforma e volta da Piscina de Ondas

Símbolo de Brasília recebe investimento em acessibilidade, iluminação e segurança para os frequentadores

Por Kleber Karpov

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek, símbolo de Brasília, celebra 47 anos, neste sábado (11/Out), com uma série de investimentos em infraestrutura e zeladoria promovidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O espaço, que é ponto de lazer, esporte e convivência, recebeu reformas que incluem novo cercamento, iluminação 100% em LED, melhorias na acessibilidade e a recuperação de áreas históricas, além do anúncio da volta da Piscina de Ondas.

A reforma objetivou priorizar o conforto e a segurança dos frequentadores do parque, que é considerado o maior da América Latina, com 420 hectares. Além do novo cercamento e da recuperação da iluminação em LED, houve a remoção de equipamentos danificados, a construção de rampas de acessibilidade e a recuperação da Ponte dos Cadeados e do Castelinho.

Investimento em estrutura

O GDF anunciou um investimento de R$ 18,2 milhões para a reformulação da Piscina com Ondas. A área de lazer será totalmente reformulada, incluindo a instalação de piscinas infantis, rio lento e novas áreas de convivência.

No âmbito da infraestrutura, foram feitas reformas recentes nas quadras de esportes e nas pistas de corrida e ciclovias, que tiveram a acessibilidade e o número de faixas ampliados. Em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), mais de duas mil árvores foram plantadas no local, substituindo antigos pinheiros que foram retirados por questões de segurança.

O secretário de Esporte e Lazer (SEL-DF), Renato Junqueira, enfatizou a importância do local. “São 47 anos de história, convivência e movimento, onde gerações inteiras aprenderam o valor do esporte, da saúde e da vida ao ar livre”, disse o representante da pasta. Ele afirmou que o cuidado com o Parque da Cidade é uma das maiores responsabilidades, pois o espaço faz parte da identidade e do bem-estar dos brasilienses.

Melhorias no cotidiano

Nos últimos meses, em vez de promover eventos festivos, a administração do parque optou por concentrar os recursos em melhorias permanentes. O administrador do local, Todi Moreno, citou a troca da iluminação e a reforma dos banheiros como as principais mudanças recentes, atendendo às demandas dos frequentadores.

Segundo o administrador, o novo sistema de iluminação melhorou a sensação de segurança, contribuindo para uma queda de 40% no número de ocorrências nos últimos anos. A Praça Eduardo e Mônica, no Estacionamento 10, também foi renovada. A academia pública do parque, reaberta em junho do ano passado, consolidou-se como um ponto de encontro gratuito.

Para os próximos meses, a administração planeja a padronização e regularização dos quiosques. O administrador Todi Moreno detalhou que o objetivo é utilizar “um material mais ecológico e harmonizado com o visual do parque, sem descaracterizá-lo”. Além disso, há planos para a melhoria da orla do lago, para que o espaço fique “mais bonito e com menos áreas de terra exposta”.

Todo o trabalho de manutenção e reforma, conforme assegurou o administrador, é feito com a preocupação de preservar o projeto original, assinado por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx.

Memória e trabalho

O Parque da Cidade, inaugurado em 11 de outubro de 1978, inicialmente com o nome de Rogério Pithon Farias, é um espaço de grande valor afetivo para a população. A radialista Camila Abreu, 37 anos, compartilhou a própria experiência. “O parque significa tudo pra mim, porque o esporte faz parte da minha vida diariamente, pela saúde, pela terapia, pelo psicológico”, destacou.

A treinadora de corrida Márcia Rosa, 41 anos, que trabalha no local há 13 anos, percebeu as melhorias na infraestrutura. “O que notei nitidamente foi a iluminação. Está funcionando muito bem, e isso faz diferença pra quem treina cedo. A pista ficou excelente com a divisão entre pedestres e ciclistas, dá mais segurança e tranquilidade para treinar”, avaliou a profissional.

Há quem encontre no parque o próprio sustento. É o caso do quiroprático Leonardo Nunes, que trabalha no local desde 2002. “A gente oferece um serviço que complementa a rotina dos frequentadores. Muitos corredores e praticantes de esportes procuram o atendimento para relaxar, renovar o corpo e evitar lesões”, explicou.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...