25.5 C
Brasília
05 dez 2025 19:40

Novo método elimina furo no dedo em testes para doação de sangue no Hemocentro de Brasília

Aparelho também vai aferir pressão arterial e medir frequência cardíaca em uma só etapa

A partir desta segunda-feira (12), doadores da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) não precisarão mais passar pelo teste do furo no dedo para medir o nível de hemoglobina no sangue. O antigo procedimento agora dá lugar ao multiparâmetro, aparelho que utiliza um sensor acoplado ao dedo do doador, um método indolor.

“Percebi que o processo ficou bem mais rápido, e o melhor de tudo é que não sentimos mais aquela dorzinha incômoda”, diz a brigadista Dayanna Freitas, uma das primeiras a experimentar o novo método | Foto: Divulgação/Hemocentro

A avaliação da hemoglobina é um procedimento necessário para detectar anemia e faz parte da pré-triagem clínica, uma das etapas do ciclo da doação de sangue no Hemocentro. Além disso, o aparelho também permite, ao mesmo tempo, aferir a pressão arterial e medir a frequência cardíaca do doador.

“Sabemos que a picadinha no dedo é uma queixa recorrente entre nossos doadores. Com o novo aparelho, além de oferecer mais conforto aos doadores, também vamos reduzir custos operacionais, eliminando a necessidade de materiais como curativos, luvas e agulhas”

Marcelo Jorge
diretor da Unidade Técnica do Hemocentro

Toda a medição leva menos de um minuto, agilizando o tempo de atendimento e oferecendo menos riscos de contaminação tanto ao doador quanto aos profissionais, pois não haverá mais contato direto com sangue nessa etapa. Segundo o diretor da Unidade Técnica do Hemocentro de Brasília, Marcelo Jorge, o multiparâmetro vai trazer mais conforto ao doador e também contribuir com a sustentabilidade na instituição.

“Sabemos que a picadinha no dedo é uma queixa recorrente entre nossos doadores. Muitos até brincam dizendo que dói mais do que a própria punção da agulha durante a doação. Com o novo aparelho, além de oferecer mais conforto aos doadores, também vamos reduzir custos operacionais, eliminando a necessidade de materiais como curativos, luvas e agulhas”, destaca.

Na última semana, antes da implementação oficial, o aparelho passou por testes no Hemocentro. A brigadista Dayanna Freitas, doadora de sangue desde 2010, foi uma das primeiras a experimentar o novo método. “Percebi que o processo ficou bem mais rápido, e o melhor de tudo é que não sentimos mais aquela dorzinha incômoda”, conta.

Doe sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para mais informações, o cidadão pode consultar todas as condições no site do Hemocentro ou entrar em contato com pelos telefones (61) 3327-4413, 3327-4447 ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495.

O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF e o Hospital das Forças Armadas.

Governo do DF define regras para Fundo de Conservação do Cerrado

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria...

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Destaques

Governo do DF define regras para Fundo de Conservação do Cerrado

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria...

Bons resultados: Habilitação de serviços de saúde no DF garante incremento de recursos federais

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...