25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:44

Negociação de Sindate com GDF leva auxiliares e técnicos em enfermagem ao fim da greve

“Saímos sem dinheiro? Sim. Mas saímos, em grande estilo”

Por Kleber Karpov
Auxiliares e Técnicos em Enfermagem em reunião no acampamento na Secretaria de Saúde recebem o presidente do Sindicato dos Médicos, Guttemberg Fialho - Foto: Kleber Karpov
Auxiliares e Técnicos em Enfermagem acampados na Secretaria de Saúde, em reunião, recebem o presidente do Sindicato dos Médicos, Guttemberg Fialho – Foto: Kleber Karpov

Após montar acampamento em frente da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) (4/Nov) e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF) passar a madrugada, desta quinta-feira (5/Nov), em negociação com o GDF a categoria, após receber proposta ‘pomposa’ por parte do governo, decidiu em assembleia, decretar o fim da greve.

Na noite de quarta-feira (4/Nov), acampados na SES-DF, cerca de quase 100 auxiliares e técnicos em enfermagem dedicaram o tempo a convidar os colegas, por meio das redes sociais, para a assembleia do dia seguinte. A ação contou com a presença do presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), Guttemberg Fialho, que compareceu no acampamento para apoiar a categoria.

A diretoria do Sindate-DF por sua vez, também acampada na SES-DF, reservou o tempo para negociar com o GDF para tentar por fim a greve com duração de 30 dias, porém, com uma proposta “honrosa” para a categoria uma vez que o governo não retrocedeu e manteve a proposta de pagar a última parcela da incorporação da Gratificação de Atividade Técnico-Administrativo (Gata), somente em outubro de 2016.

O dia amanheceu, as negociações com o GDF avançaram, a assembleia do Sindate-DF, que representa cerca de 14 mil auxiliares e técnicos em enfermagem, começou no horário marcado, a proposta demorou um pouco, mas chegou em tempo dos cerca de 800 servidores da categoria, de acordo com a direção do Sindicato, para apreciar, comemorar, aprovar as propostas do governo que foi apresentada à categoria para finalmente decretar o fim da greve e voltar ao trabalho a partir de sexta-feira (6/Nov).

De bolsos vazios, mas…

A principal proposta apresentada pelo GDF aos auxiliares e técnicos em enfermagem é o envio de Projeto de Lei à Câmara Legislativa do DF (CLDF), no prazo de 90 dias, para criar a reestruturação de carreira dos Auxiliares e técnicos em enfermagem. A proposta do GDF, reduz ainda de 25 para 18 anos, o tempo para que os auxiliares e técnicos em enfermagem venham a atingir o teto da tabela salarial.

Além da reestruturação da carreira da categoria o GDF propôs ainda a criação de Grupo de Trabalho paritário com a participação  de membros do governo e do Sindate-DF para negociar:

  1. Reajuste do benefício alimentação para o valor de R$ 700;
  2. Incorporação da Gratificação de Titulação;  ampliação de concessão de 40 horas semanais aos técnicos de enfermagem;
  3. Reposição das perdas inflacionárias do período;
  4. Restabelecer o pagamento da licença-prêmio em pecúnia aos trabalhadores aposentados com início em dezembro de 2015;
  5. Abono do ponto dos servidores que participaram do movimento grevista;
  6. Estudo de novo calendário para redução da jornada das 24 horas semanais;
  7. Estudar mudança de nomenclatura com apresentação de parecer em 45 dias, com a primeira reunião agendada para 16 de outubro.

Desabafo

Após a deliberação dos auxiliares e técnicos em enfermagem, de finalizar a greve, visivelmente emocionado, o vice-presidente do Sindate-DF falou ao Política Distrital.

Vice-presidente do Sindate-DF é parabenizado pela condução das negociações com o GDF e do término da greve - Foto: Kleber Karpov
Vice-presidente do Sindate-DF é parabenizado pela condução das negociações com o GDF e do término da greve – Foto: Kleber Karpov

“Nós nunca tivemos tanta dificuldade para dialogar com um governo, sobretudo por se tratar de um governo que o funcionalismo público do DF ajudou a eleger. Fomos o primeiro sindicato a deflagrar a greve por conta das Leis que incorporam as gratificações e da Lei da redução de carga horária. A categoria foi irredutível, se uniu, mesmo com a judicialização da greve que ainda tentaremos negociar com o GDF, além de já estar contestando na Justiça a ilegalidade da greve, pois é totalmente desproporcional à arrecadação mensal do Sindate. Mas nessa queda de braço com a irredutibilidade do governo, prevaleceu o bom senso, tanto por parte do GDF que, quero acreditar, se sensibilizou com a nossa categoria quanto da nossa categoria, em ceder em no ponto principal que era a incorporação da Gata, mas a categoria sai dessa greve extremamente vitoriosa pois a reestruturação do plano de carreira, por exemplo,  é uma luta que travamos a muito tempo para a nossa categoria que é a maior da Secretaria de Saúde. [do DF]. Mas é importante deixar claro aqui que os grandes vencedores são os auxiliares e técnicos em enfermagem que compareceram em peso em nossas manifestações e aguentara a ponta até conseguir algo plausível do governo.”.

Atualização: 05/11/2015 às 17h

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...