19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:40

Mulheres preenchem 35% das vagas do Programa Renova DF

Elas estão apreendendo – na prática – a trabalhar como pedreiras, encanadoras, carpinteiras e muito mais

Trabalhar na área braçal da construção civil sempre exigiu muito esforço físico. Em função disso, foi criado um mito de que canteiro de obras não é lugar para mulheres. Mas, no programa de Qualificação Profissional Renova DF, a realidade tem sido bem diferente, 35% dos alunos inscritos no programa são do gênero feminino.

Assim como os homens, elas fazem cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro com carga de quatro horas ao dia. Recebem uma bolsa no valor de R$ 1,1 mil e, enquanto aprendem – na prática – as atividades, revitalizam espaços públicos.

A aluna Vivian Sales não estranhou o grande número de mulheres no Renova DF. “Hoje em dia não existe mais esse preconceito, a mulher pode estar onde ela quiser. Trabalhando com que ela quiser, porque ela é capaz, ela é mãe, é trabalhadora e para ela não tem esse negócio, qualquer serviço, sendo um serviço digno é o que importa” completou.

“A Secretaria fez um mapeamento das profissões e atividades que estavam em crescimento e que pudessem ter uma maior absorção no mercado. O ramo da construção civil se destacou: é uma necessidade”Thales Mendes, secretário de Trabalho

“Estamos fazendo, muitas vezes, até melhor do que alguns homens, porque somos perfeccionistas para fazer o acabamento, por exemplo”. Explica a estudante Débora Laflaine, que pretende concluir o curso para trabalhar na área de jardinagem, a princípio, em sua própria casa.

Já Iasmim de Oliveira, que estava desempregada em função da pandemia, vê na qualificação uma nova porta para o mercado de trabalho. “Eu vi como uma oportunidade, no meio dessa pandemia sem emprego. Nós mulheres não temos tanto conhecimento nessa área e estamos tendo oportunidade de aprender”.

Além do ganho profissional e social, a aluna Paloma Viajante destaca o grande ganho para a cidade e para a população com a revitalização dos espaços públicos. “A importância é você manter o lugar bem atraente, bem visto aos olhares de todos. Assim, o morador poderá aproveitar os espaços públicos, tudo bem arrumado, bem visto”, complementa Paloma.

O secretário de Trabalho, Thales Mendes, explicou o porquê da criação do Renova DF, “A Secretaria fez um mapeamento das profissões e atividades que estavam em crescimento e que pudessem ter uma maior absorção no mercado. O ramo da construção civil se destacou: é uma necessidade”. E completou :“Nós focamos as nossas qualificações nesse tipo de trabalhador, para que, saindo daqui ele tenha a condição, pois nós temos vagas nas agências do trabalhador para encaminhar essas pessoas qualificadas”.

Iasmim Oliveira, aluna do Renova DF, encara o curso como uma oportunidade para aprender novos ofícios

Sobre o Renova-DF

Capacitar profissionais, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e reformar espaços públicos são alguns dos objetivos do programa Renova-DF. Os participantes recebem salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Os alunos devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Os que ficarem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF. Alunos analfabetos terão curso de alfabetização sem custos.

Os estudantes já foram selecionados e entregaram toda a documentação, portanto não há como se inscrever mais no Renova-DF. Participam pessoas com mais de 18 anos; moradores do DF; nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país; e em situação de desemprego.

Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...