19.5 C
Brasília
03 fev 2026 20:47

Mulheres do Paranoá recebem atendimento odontológico gratuito

Início do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos garante consultas, radiografias, tratamento de canal e extrações dentárias à comunidade; iniciativa fica na cidade até o dia 30 de abril

“Cheguei a fazer orçamento para um tratamento odontológico, mas não tive condições de pagar. Fui adiando até que Deus abençoou e essa graça chegou para a gente”, conta Maria de Fátima Ferreira, 63 anos, uma das beneficiadas com a chegada do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos, ao Paranoá, nesta quinta-feira (20). A unidade móvel fica ao lado da administração regional da cidade até 30 de abril.

Com a iniciativa, Maria de Fátima vai realizar o sonho de colocar uma prótese dentária. O programa ainda oferece ao público procedimentos como consultas odontológicas, radiografias, tratamento de canal e extrações dentárias. O objetivo é beneficiar 7 mil mulheres em situação de vulnerabilidade até o fim do ano.

O modelo de atendimento itinerante no Distrito Federal tem levado dignidade e atendimento de saúde de qualidade para as populações das regiões administrativas, em complemento ao sistema público de saúde da capital. Um modelo que deve ser ampliado este ano, de acordo com o secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior. “O programa Saúde Mais Perto do Cidadão é um tipo de assistência que veio para ficar. Levar esse atendimento especializado – no caso do Restaurando Sorrisos, o atendimento odontológico – para mais perto da população é uma forma de garantir dignidade, bem-estar e inclusão social. Para este ano, a expectativa é que tenhamos novos projetos nesses mesmos moldes”, afirmou.

“Os atendimentos são realizados em uma unidade móvel equipada com três consultórios. Nossos profissionais oferecem serviços especializados, como endodontia (tratamento de canal), periodontia (saúde gengival) e próteses, sempre considerando a integralidade do atendimento”, explica Karina Rocha, responsável técnica do programa.

Atendimento humanizado

O acolhimento das pacientes começa com uma assistente social, que faz o primeiro contato antes da avaliação odontológica. “Percebemos que, após o atendimento, as mulheres saem com a autoestima renovada, além de satisfeitas por resolverem questões funcionais da saúde bucal”, destaca a dentista Andréa Oliveira.

A rapidez e a eficiência do serviço impressionaram Verônica Barbosa, 57, que finalmente conseguiu colocar uma prótese dentária sem custos. “Meus dentes de baixo ficaram moles e precisei extrair todos. Agora, vou conseguir colocar a prótese, que está muito cara na rede particular”, conta. Ela estima uma economia de R$ 180. “Além do benefício financeiro, vou conseguir mastigar os alimentos novamente”, comemora.

Regina Rodrigues, 43, aproveitou a oportunidade para resolver um problema de canal que a incomodava há três meses. “Muita gente precisa desse serviço e não tem condições de pagar”, observa.

Já Maria Vieira, 63 anos, foi fazer uma avaliação da saúde bucal. “Fazia muito tempo que eu não ia ao dentista, então aproveitei esse atendimento gratuito com um profissional experiente”, relata.

O modelo de atendimento itinerante no DF tem levado dignidade e atendimento de saúde de qualidade para as regiões administrativas, em complemento ao sistema público de saúde da capital. | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Expansão do programa

O Restaurando Sorrisos faz parte do projeto Saúde Mais Perto do Cidadão e deve atender 7 mil mulheres até o fim do ano, com a previsão de realizar mais de 19 mil procedimentos. As regiões de Itapoã, Sobradinho II e Planaltina também serão contempladas.

A iniciativa é financiada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Rafael Prudente, com o objetivo de ampliar o acesso a cuidados odontológicos para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Queremos restaurar sorrisos, devolver a autoestima e proporcionar mais dignidade para essas mulheres e suas famílias. Esse é um compromisso firmado junto à Secretaria de Saúde para garantir esse atendimento à população do DF”, afirma Prudente.

No Paranoá, os atendimentos ocorrerão por 29 dias, com pausa nos dias 19, 20 e 21 de abril. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para participar, as interessadas devem estar inscritas no CadÚnico, residir no Distrito Federal e apresentar RG, CPF e cartão do SUS. O pré-agendamento é feito pelo WhatsApp (61) 99151-3934, e as consultas são confirmadas por ligação ou mensagem.
 

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...