Moraes amplia monitoramento e manda vistoriar carros na casa de Bolsonaro

Decisão do STF reforça vigilância externa e inspeção de veículos após parecer da Procuradoria-Geral da República

Por Kleber Karpov

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (30/Ago) o reforço no monitoramento da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília. A nova decisão autoriza a Polícia Penal do DF a realizar vistorias no interior e porta-malas de todos os veículos que deixarem o imóvel, além de manter vigilância presencial constante na área externa da casa.

A medida ocorre às vésperas do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus, marcado para a próxima terça-feira (02/Set) na Primeira Turma do STF, no âmbito da investigação sobre a trama golpista. A decisão de Moraes acata parcialmente um pedido da Polícia Federal, alinhando-se ao parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Vigilância reforçada

De acordo com o despacho, o monitoramento externo será focado nas divisas do imóvel com residências vizinhas, para mitigar riscos de fuga. As vistorias nos veículos deverão ser documentadas com a identificação de motoristas e passageiros, e os relatórios enviados diariamente ao STF. Essa ação de vigilância intensificada foi autorizada após Paulo Gonet se manifestar contra a permanência de agentes da PF no interior da casa de Bolsonaro, mas a favor do reforço da segurança no perímetro.

Julgamento e antecedentes

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o início de agosto, com uso de tornozeleira eletrônica, por ter violado medidas cautelares que o proibiam de se manifestar em redes sociais de terceiros. A situação de Bolsonaro se complicou na semana passada, quando a PF descobriu, em outra investigação, um documento de asilo político destinado ao presidente da Argentina, Javier Milei, salvo em um de seus aparelhos. A defesa do ex-presidente alega que o arquivo era apenas um “rascunho” e nega qualquer tentativa de fuga.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

MPDFT recomenda reestruturação das Farmácias de Alto Custo do DF

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...

Operação Black-Tie: MPDFT e PCDF investigam crimes contra a administração pública

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF),...

STF condena Eduardo Bolsonaro a inelegibilidade e a 4 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

‘Carrasco da enfermagem’: Alcolumbre usa PEC do piso como moeda de troca política, sugere Jorge Vianna

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna (Democrata) utilizou...

Candidaturas femininas crescem no Brasil, mas número de eleitas ainda continua baixo

Por Kleber Karpov Um levantamento divulgado nesta terça-feira (16/Jun) revela...

Destaques

Segundo ciclo do RenovaDF oferece 1,7 mil vagas e novas regras de participação para ex-alunos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou,...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

MPDFT recomenda reestruturação das Farmácias de Alto Custo do DF

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...

Operação Black-Tie: MPDFT e PCDF investigam crimes contra a administração pública

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF),...