20.5 C
Brasília
19 jun 2025 12:14

Ministério Público apresenta 11 sugestões para o problema da Pediatria no DF

Reunião_-_Comitê_de_Saúde20160420_0080Na última quarta-feira, 20 de abril, o Comitê Distrital de Saúde reuniu-se para tratar do problema da Pediatria no Distrito Federal. Na ocasião, foi feita uma breve exposição pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca, sobre a distribuição dos pediatras na rede e sobre o fechamento de prontos-socorros de Pediatria na rede privada, o que, segundo ele, aumenta a demanda na rede pública de saúde. A Secretaria de Saúde (SES) alegou que a falta de pediatras no mercado de trabalho e a dificuldade em manter esses profissionais em áreas como Brazlândia e Planaltina impede o atendimento pleno da população infantojuvenil. Fonseca informou, ainda, que todos os candidatos do último concurso foram chamados e que a SES prepara um novo certame para essa especialidade.

Segundo exposto na reunião, a SES quer incluir um aditivo no contrato de gestão do Hospital José de Alencar (Hospital da Criança) para permitir a contratação de pediatras e ceder a carga horária desses profissionais à SES. Outra opção é credenciar instituições ou profissionais para que se contorne o problema com o reforço da força de trabalho. O encontro contou ainda com a presença do presidente do Comitê Distrital de Saúde, Hilmar Castelo Branco; dos promotores de defesa da Saúde, Jairo Bisol e Marisa Isar; do coordenador da Pediatria da Secretaria de Saúde, Henrique Gomes; da presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Martha Borges; e de membros da Defensoria Pública do DF e da Procuradoria do DF.

Reunião Comitê de Saúde20160420 0104Para a promotora de Justiça Marisa Isar, a sugestão parece reproduzir o modelo adotado no passado na UTI do Hospital de Santa Maria e que não foi exitoso, sendo inclusive declarado ilegal pelo Tribunal de Justiça. Atualmente, a UTI daquele hospital é gerida por empresa que oferece mão de obra à SES e com frequência ameaça interromper os serviços prestados. “Esse é o problema das terceirizações: provocam o sucateamento da rede, ficando o Estado à mercê da falta de continuidade do serviço. Com a forma proposta, haverá quarteirização do serviço, por isso pretendo me reunir com os Ministérios Públicos do Trabalho e de Contas para discutir a questão”. Por outro lado, se há crise de pediatras no mercado, haveria escassez também para que o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) e empresas credenciadas os contratem.

Sugestões à Secretaria de Saúde 

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) apresentou informalmente 11 sugestões para que a SES/DF amenize os problemas, entre eles o retorno dos pediatras da Secretaria que se encontram fora da área da assistência, cedidos a outros órgãos, na área administrativa, na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e no Hospital da Criança. Esse deveria contratá-los por sua conta e risco, pois, pelo contrato de gestão assinado com a SES/DF, o hospital teria de fazer a gestão de pessoal. Outra orientação é o restabelecimento das horas extras para a Pediatria e o fim das 18 horas de jornada ininterrupta dos profissionais da Saúde, apontada pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) como forma de burlar a jornada de trabalho por estimular o exercício de apenas parte do plantão, com rodízio entre profissionais. A instituição pretende encaminhar o áudio da reunião ao Conselho de Saúde, que, a despeito do pedido feito pelo Ministério Público ao Comitê, não participou do encontro.

Orientações do MPDFT

1) Transferência da carga horária de todos os pediatras lotados na Fepecs para a área de assistência, sem restrições;
2) Transferência de todos os pediatras lotados na Administração Central para a área de assistência da SES;
3) Restabelecimento das horas extras exclusivamente para os pediatras lotados na área assistencial com controle sobre a produtividade e a adoção de mecanismos de fiscalização rígidos, conforme indicado pelo Ministério Público, pelo TCDF e pela Secretaria de Transparência e Controle;
4) Revogação das cessões de todos os pediatras, sem exceção, que se encontram em outros órgãos;
5) Revogação das autorizações de mudança de especialidade;
6) Investimento na atenção básica, com levantamento e controle da jornada de trabalho de todas as equipes de saúde da família como forma de desafogar a demanda dos hospitais investindo-se na prevenção e em cumprimento às recomendações do TCDF;
7) Realização imediata de concurso público para as especialidades Saúde da Família e Pediatria, além das demais especialidades da área de saúde que compõem as equipes, concordando com o pedido da ação civil pública ajuizada pelo MPDFT para compelir o DF a realizar o concurso e nomear os aprovados em certame para agente comunitário de saúde;
8) Atuação do CRM visando a dar cumprimento à Resolução do CFM nº 1451/95, que determina que prontos-socorros mantenham a especialidade Pediatria em seus atendimentos;
9) Revogação da portaria que autoriza a realização de 18 horas ininterruptas pelos servidores da SES/DF;
10) Adoção de controles rígidos de frequência nos moldes já recomendados pelo TCDF e pelo MPDFT;
11) Distribuição dos pediatras e dos demais profissionais na rede pública de saúde de acordo com interesses da assistência e não dos profissionais.

Fonte: MPDFT

Reinaldo Azevedo revela viagem ‘não divulgada’ de Nikolas Ferreira ao Japão

Por Kleber Karpov O jornalista e analista político, Reinaldo Azevedo...

Pneumologista revela mitos sobre a asma

Respirar é um movimento tão natural que a maioria...

GDF abre concurso para escolher projeto do futuro Museu da Democracia

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Distrito...

Vacinação melhora, mas ainda enfrenta desafios no Brasil

Por Tâmara Freire  Apesar das coberturas vacinais no Brasil estarem...

Doadoras de leite materno poderão ter isenção na inscrição de concursos públicos do GDF

Por Kleber Karpov com informações de Agência Brasília O governador...

Polícia Federal diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Por André Richter A Polícia Federal (PF) concluiu que o...

Destaques

Reinaldo Azevedo revela viagem ‘não divulgada’ de Nikolas Ferreira ao Japão

Por Kleber Karpov O jornalista e analista político, Reinaldo Azevedo...

Pneumologista revela mitos sobre a asma

Respirar é um movimento tão natural que a maioria...

GDF abre concurso para escolher projeto do futuro Museu da Democracia

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Distrito...

Vacinação melhora, mas ainda enfrenta desafios no Brasil

Por Tâmara Freire  Apesar das coberturas vacinais no Brasil estarem...

Doadoras de leite materno poderão ter isenção na inscrição de concursos públicos do GDF

Por Kleber Karpov com informações de Agência Brasília O governador...