Malharia, turismo náutico e agricultura são mapeados no DF

Portal, catálogo e aplicativo dedicados a esses segmentos serão lançados nesta quinta-feira; objetivo é fortalecer os três setores no DF

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres) lança, nesta quinta-feira (29), o catálogo, o portal e o aplicativo do projeto Economias Transformadoras: Arranjos Produtivos do Distrito Federal. O evento será às 10h, na sede do Ibres, em Taguatinga Norte.

Material lançado oferece as principais informações sobre os principais setores produtivos do DF | Foto: Ibres/Divulgação

Os produtos contêm dados referentes a turismo náutico, malharias e produtos de cultivo de valor agregado, com informações importantes desses setores pesquisados nas ações de mapeamento. O material contido nesses canais possibilitará maior aproximação e integração entre produtor e consumidor, bem como o desenvolvimento de soluções que beneficiem a produtividade dos setores participantes.

“É nessa direção que queremos seguir: desenvolver uma visão orientada para gerar resultados para o conjunto de empreendimentos mapeados que contribuam para a ampliação do fomento ao setor e para o desenvolvimento territorial sustentável”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Jesuíno de Jesus Pereira Lemes.

“O projeto Economias Transformadoras visa apontar ações que contribuam para a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas, bem como o desenvolvimento sustentável; logo, há o acesso à justiça social e a construção de instituições mais eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, fortalecendo e reconhecendo o potencial do mercado gourmet como um arranjo produtivo local”, resume o presidente do Ibres, Eugênio Cesar Nogueira.

O projeto desenvolveu ações em parceria com a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), o Grupo de Estudos em Pecuária – Brasília (Gepec), o Grupo de Estudos em Horticultura/UnB (Gehorti) e o Sindicato das Indústrias e Vestuário do Distrito Federal (Sindivest).

Sobre o projeto

O projeto Economias Transformadoras: Arranjos Produtivos do Distrito Federal surge em consonância com as dificuldades encontradas no cenário econômico atual. Nessa perspectiva, integra a visão e a atuação do Instituto Ibres e se ampara em ações que contribuem para o alcance da promoção do desenvolvimento econômico e social, promovendo estudos e pesquisas para a produção e a divulgação de informações e de conhecimentos técnicos e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

O objetivo do projeto Economias Transformadoras é fortalecer, por meio dos produtos lançados, os três segmentos produtivos apontados, potencializando a economia do DF com a elevação do capital social, geração de emprego e renda e desenvolvimento de parcerias nos setores. Também será possível contribuir com fornecimento de dados para o aperfeiçoamento de políticas públicas de apoio, aumento da integração e competitividade dos pequenos empresários e incentivo à produtividade nas regiões administrativas onde essas empresas se encontram.

A iniciativa busca, ainda, fornecer subsídios a uma das vertentes de estratégia de atuação do GDF para o desenvolvimento das cidades, que consiste na elaboração de ações integradas de políticas públicas para arranjos produtivos locais (APLs).

Serviço

→ Lançamento do portal, catálogo e aplicativo com mapeamento de três setores da economia: malharia, turismo náutico e produtos gourmet da agricultura
→  Quinta-feira (29), às 10h, na sede do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social – QNC 11, Lote 01, Taguatinga Norte.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou...

Educação lança curso sobre uso pedagógico de games e e-sports na capacitação de professores do DF

Por Kleber Karpov A Escola de Formação Continuada dos Profissionais...

Estudantes, pais, professores e servidores iniciam avaliação do ensino na rede pública do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

DF amplia programa de preparo do solo para atender até 800 famílias

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Destaques

Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou...

Fepecs é qualificada como instituição científica, tecnológica e de inovação

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

Educação lança curso sobre uso pedagógico de games e e-sports na capacitação de professores do DF

Por Kleber Karpov A Escola de Formação Continuada dos Profissionais...

Estudantes, pais, professores e servidores iniciam avaliação do ensino na rede pública do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...