Por Kleber Karpov
Quase 1,5 mil médicos selecionados para o programa Mais Médicos iniciam suas atividades a partir desta quarta-feira (27/Ago), reforçando o acesso à atenção primária e à saúde da família. Os profissionais atuarão em 987 municípios e 23 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), marcando o início da segunda chamada do 41º ciclo do programa.
Do total de selecionados, 1.446 médicos irão para equipes de Saúde da Família e 53 para os DSEIs. A distribuição abrange todas as regiões do país, com ênfase no Nordeste (443 médicos) e no Sudeste (461 médicos), além de 235 profissionais para o Norte, 100 para o Centro-Oeste e 259 para o Sul.
O programa, que já conta com cerca de 26,4 mil profissionais em 4,5 mil municípios, tem como meta alcançar 28 mil médicos até 2027. Do grupo que começa agora, 1.139 profissionais possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e podem iniciar o trabalho imediatamente.
Já os 359 intercambistas — brasileiros graduados no exterior ou estrangeiros com licença para atuar em outros países — participarão de um treinamento a partir de novembro. O Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) tem como objetivo prepará-los para trabalhar no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










