Lanche surpresa celebra conquistas de pacientes no Hospital da Criança de Brasília

Bolos esculpidos em frutas ajudam a celebrar etapas de tratamentos vencidas pelas crianças

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) abraça os momentos marcantes da vida das crianças atendidas — como os fins de ciclos quimioterápicos e os aniversários de quem está internado. Foi o que aconteceu quando a jovem Júlia Alves, 15 anos, encerrou uma etapa de seu tratamento. Durante sessão de quimioterapia, na última sexta-feira (13), a adolescente foi surpreendida com um bolo de frutas feito especialmente para ela.

“Procuramos inovar em prol de nossas crianças, buscando sair do convencional para ações lúdicas, sem perder o nosso foco nutricional, que é a alimentação saudável”Nádia Gruezo, gerente de Nutrição e Serviços do HCB

“Estou muito feliz por passar esse tempo com vocês, eu aprendi muitas coisas com a equipe. Foi um momento difícil, mas eu senti um carinho enorme vindo de todos, desde o pessoal da cozinha, das enfermeiras, até os médicos”, disse Júlia, emocionada, ao receber o bolo.

O lanche foi entregue pelos profissionais que a acompanharam durante seu tratamento, inclusive as equipes de nutrição e cozinha. “Eu achei o bolo uma gracinha, eles vieram perguntar antes sobre as frutas. Colocaram até as gavetinhas!”, contou a adolescente, ao perceber que a escultura tinha o formato de uma penteadeira. Essa é a segunda vez que ela comemora momentos importantes no HCB. No último aniversário, em setembro, ela também ganhou um bolo para celebrar.

A entrega dos bolos especiais começou há um ano, como forma de comemoração pelas etapas de tratamento vencidas; antes, ela era feita apenas nos dias de aniversário. “Procuramos inovar em prol de nossas crianças, buscando sair do convencional para ações lúdicas, sem perder o nosso foco nutricional, que é a alimentação saudável”, afirma a gerente de Nutrição e Serviços, Nádia Gruezo. Ela explica que “o bolo de frutas temático é personalizado para cada criança, a fim de não perdermos o encantamento merecido e deixar a festa mais divertida”.

Segundo a técnica em nutrição Brunna Ravenna, as equipes de enfermagem e nutrição se articulam para preparar o momento especial. Ao saber de datas de aniversário ou de fim da etapa de tratamento, enfermeiros informam a equipe de nutrição, que dá início ao preparo dos bolos comemorativos. De acordo com os gostos pessoais da criança, profissionais terceirizados que atuam na cozinha do HCB montam a estrutura com frutas — seja ela um castelo, um carrinho ou uma penteadeira, como foi o caso de Júlia.

“Comecei a fazer essas estruturas aqui no HCB, são todas feitas na hora; eu nunca tinha feito isso antes. Hoje, me pediram um bolo relacionado a maquiagem. Fiquei me perguntando como iria fazer, mas daí eu montei e deu certo”, afirma o saladeiro Renan da Silva, que encantou a todos com a surpresa feita para Júlia.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...