25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:23

Justiça suspende vigência de estatuto do IHBDF e obriga GDF a converter Instituto em Fundação Pública

Com decisão, SindMédico-DF, autor da ação, comemora e afirma garantia e manutenção do HBDF enquanto hospital público e dos direitos dos servidores da saúde

Por Kleber Karpov

Uma decisão, em caráter liminar, à ação ajuizada pelo Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) declarou inconstitucional o artigo 1º da lei 5.899/2017, que instituiu o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF)(4/Ago). O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF do TJDFT, Daniel Eduardo Branco Carnacchioni também suspendeu a vigência do estatuto social, além de determinar que o GDF altere para a natureza do IHBDF para fundação pública com personalidade jurídica de direito privado.

Com várias ações ajuizadas o SINDMÉDICO-DF, questionou a constitucionalidade: da votação do PL 1.486/2017 que aprovou o PL por maioria simples; da Lei 5.899/2017 que converteu o HBDF em Serviço Social Autônomo (SSA); e até do processo de escolha do Conselho Administrativo do IHBDF. Nas demandas analisadas o juiz Daniel Carnaccioni, deferiu parcialmente as solicitações do SINDMÉDICO-DF, em caráter liminar.

Serviço Social Autônomo

Para o magistrado, um SSA tem por finalidade desempenhar atividades específicas, “como fomento, auxílio e capacitação de determinadas categorias profissionais”. Entre as várias explicações em que confirmou a inconstitucionalidade do artigo 1o que estabeleceu o serviço social autônomo, Arnacchioni foi categórico a afirmar que “o serviço social autônomo não pode ser utilizado com subterfúgio para contornar regras e princípios da administração pública.”, explicou.

Arnacchioni foi foi enfático ao afirmar a violação, por parte do GDF, de princípios fundamentais da administração pública,  “em especial a legalidade, moralidade e transparência, porque se pretende, por meio de um pseudo serviço social autônomo, prestar serviço público de saúde, que deve ser exclusivo da administração direta ou indireta”.

Fundação Pública

O Magistrado estabeleceu que o GDF altere a natureza jurídica, ora aprovada como SSA “pessoa jurídica de direito privado”. Segundo Arnacchioni, o IHBDF tem “a natureza jurídica do instituto é de fundação pública com personalidade jurídica de direito privado e não se serviço social autônomo”.

Desdobramentos

De acordo com a decisão, o IHBDF deixará de ser uma mera instituição do terceiro setor  e deve integrar, a administração indireta. Dessa forma, de acordo o magistrado, a gestão do Instituto “se submeterá à lei de licitações e à regra de concurso público, entre outras limitações decorrentes desta natureza jurídica.”.

Reação

Para o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, o resultado era esperado e outros de natureza semelhante, de ações em tramitação na Justiça, contrárias ao IHBDF devem voltar a acontecer.

“A lei é cheia de falhas e o processo de implantação do Instituto tem sido carregado de irregularidades e isso tem sido apontado desde que a proposta foi apresentada não só por sindicalistas, mas por juristas e técnicos de diversas áreas”, afirmou.

Ainda para Fialho essa ‘manobra’ de Rollemberg tem por único propósito, “privatizar o Hospital de Base para criar um fato político para dar um mínimo lastro a uma campanha de reeleição em 2018.”, disse.

Veja a decisão na íntegra

Recurso

Embora o GDF possa recorrer da decisão, em caráter liminar, o GDF deve suspender, “temporariamente, qualquer atividade de contratação e seleção de pessoas, até que haja alteração do estatuto social do IHBDF, para adaptá-lo a uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, que é a sua natureza jurídica.”.

A outra parte

Política Distrital (PD) acionou a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) sobre o assunto. Por meio da Assessoria de Comunicação a pasta informou que “o Setor Jurido(Sic) esta (Sic) analisando o caso e tomando as devidas providencias(Sic).”.

Com informações do SINDMÉDICO-DF e TJDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...