Jovens candangos são reconhecidos por ação durante epidemia de dengue no DF

Participantes do programa atuaram na operacionalização das tendas de hidratação durante o enfrentamento à dengue nos meses de fevereiro a abril de 2024

A Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF) e as instituições gestoras do Programa Jovem Candango ー Renapsi e Jerônimo Candinho ー entregaram um certificado de reconhecimento aos jovens candangos que atuaram na operacionalização das tendas de hidratação, durante o enfrentamento à dengue nos meses de fevereiro a abril de 2024.

Uma das jovens homenageadas pela SEFJ-DF foi Eduarda Emanuely Pereira, lotada na Secretaria de Educação há um ano e três meses. Para ela, o contato com a rotina de atendimento na saúde consolidou o sonho de ser médica. No tempo em que ficou nas tendas, Eduarda auxiliava na recepção dos pacientes, no cadastro dessas pessoas e na orientação quanto ao funcionamento para quem chegava. “O meu trabalho era dar agilidade no atendimento das pessoas e essa oportunidade foi além do que eu estava acostumada a fazer”, lembra.

Eduarda Emanuely Pereira soube mais sobre a carreira médica, que sonha em seguir quando se formar | Foto: Divulgação/SEFJ

Assim como Eduarda, outros 55 jovens foram reconhecidos pelo GDF. “O programa Jovem Candango está a serviço da população do DF e essa experiência durante um período crucial na Saúde proporcionou aos nossos jovens uma experiência marcante para toda a vida deles. Só quem ganha é a sociedade. O governador Ibaneis Rocha foi muito assertivo em incentivar os jovens nessa missão importante e hoje eles recebem esse certificado para que lembrem sempre do potencial que eles têm”, analisa o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso.

Quase dois mil jovens, entre 14 e 22 anos de idade, atuam nas áreas administrativas dos órgãos do GDF por meio do programa Jovem Candango, pelo qual recebem meio salário mínimo, 13° salário, férias, vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida, uniforme e crachá. Eles trabalham durante quatro horas diárias no contraturno escolar, sendo um dia da semana reservado para o curso de aprimoramento junto à instituição contratada para gerir o programa.

A SEFJ prevê a ampliação do programa com a abertura de mais vagas em novo edital de seleção sem data de divulgação. O GDF enviou, recentemente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o pedido de abertura de crédito suplementar à Lei Orçamentária Anual do DF de R$ 35 milhões. O valor será destinado para o programa.

Destaques

Maratona do TCDF destaca experiências de sucesso e soluções para aprimorar a gestão da saúde pública

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...