Por Kleber Karpov
O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, registrou recordes de cirurgias e expansão da infraestrutura assistencial no Distrito Federal em 2025 (21/Dez). A gestão contabilizou 1.332 procedimentos em setembro no Hospital de Base e avançou na construção de sete novas unidades de pronto atendimento. O resultado decorreu da aplicação do projeto Lean e da aquisição de tecnologias inéditas para otimizar o fluxo de pacientes na rede pública.
O Hospital de Base atingiu a média de 44 cirurgias diárias em setembro de 2025. No Hospital Regional de Santa Maria, o volume cirúrgico se tornou o maior dos últimos dois anos com a realização de 502 procedimentos em outubro. A reorganização das 20 salas cirúrgicas permitiu a melhora nos índices sem a necessidade de ampliação física das unidades hospitalares.
A gestão instalou aparelhos de vídeo eletroencefalograma e novos angiógrafos no Hospital de Base. Os equipamentos permitem diagnósticos de alta precisão para pacientes com epilepsia e condições neurológicas graves. A aquisição aumentou em 40% a capacidade de procedimentos minimamente invasivos no hospital até este 21 de dezembro.
Expansão das UPAs

A rede de atendimento pré-hospitalar consolidou o uso de teleconsultas com mais de 10 mil atendimentos realizados ao longo do ano. O governo local deve entregar sete novas unidades de pronto atendimento de porte 3 nos próximos meses para reforçar a assistência. A expansão eleva o número total para 20 pontos de atendimento médico em funcionamento no território.
“Este foi um ano de modernização profunda. Avançamos em tecnologia, ampliamos a rede e fortalecemos a humanização. Tudo isso só é possível porque temos equipes comprometidas e um governo que acredita em um SUS forte, eficiente e acessível”, disse Cleber Monteiro.
Cuidado humanizado
O Hospital Regional de Santa Maria inaugurou o primeiro ambiente sensorial para crianças com Transtorno do Espectro Autista no Centro-Oeste. Nas unidades de pronto atendimento, o programa de acolhimento focou em suporte para cuidados paliativos e escuta ativa dos acompanhantes. O sistema de consulta com hora marcada no Hospital de Base também reduziu aglomerações e organizou o fluxo de usuários.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












