25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:59

Ibaneis reativa eletroencefalograma do Hospital do Gama desativado há seis anos

Eletroencefalograma foi consertado e irá atender pacientes da neurologia. Ele havia sido desativado no governo passado

O Hospital Regional do Gama (HRG) reativou, nesta quinta-feira (24), o aparelho de eletroencefalograma que estava desativado há seis anos. Com a retomada do serviço, a Secretaria de Saúde planeja zerar a fila atual para o procedimento, cuja demanda reprimida na Região de Saúde Sul, a qual o HRG pertence, é de 544 pacientes.

A expectativa é que todos os pacientes que aguardam pelo procedimento no HRG sejam atendidos até o fim do ano. Segundo a diretora de Atenção Secundária (Dirase) da Região de Saúde Sul, Luciana Caixeta Mendes, serão feitos entre dez e 20 atendimentos semanais até a fila ser zerada.

Serão beneficiados com o novo serviço tanto pacientes da Região de Saúde Sul, quanto de toda rede pública, uma vez que o exame é regulado

“A retomada dos exames de eletroencefalograma no HRG é uma reivindicação antiga e legítima da comunidade do Gama. Mas não basta abrir um novo serviço, é preciso que ele seja feito com excelência. Não falo isso como diretora de Atenção Secundária, mas como mãe da Rafaela, que tem epilepsia e por tantas vezes precisou repetir esse exame”, relata a gestora.

Para Luciana, “não se trata de uma jornada fácil. Por isso, nosso serviço prioriza pela humanização do cuidado, nosso maior diferencial. Foi realizada uma força-tarefa para a realização desse projeto, vários servidores se uniram em prol de um bem comum para a finalização e a inauguração desta sala hoje”.

A nova sala funciona na policlínica do hospital, na Unidade de Neurologia. Embora o HRG tenha ficado sem o equipamento, os pacientes que necessitavam do exame eram regulados para fazê-lo em outras unidades da rede pública.

Serão beneficiados com o novo serviço tanto pacientes da Região de Saúde Sul, quanto de toda rede pública, uma vez que o exame é regulado.

O exame

O exame consiste em avaliar a atividade elétrica do cérebro pelos impulsos naturalmente gerados pelos neurônios. Desta forma, é possível avaliar o ritmo e a intensidade da atividade cerebral. O objetivo do exame é detectar e gravar alterações elétricas cerebrais.

O que pode ser detectado no eletroencefalograma?

• Epilepsia;
• Distúrbios do sono;
• Morte cerebral.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...