Por Kleber Karpov
O governador Ibaneis Rocha (MDB) oficializou, na noite de terça-feira (16/Set), a formação da chapa para as eleições ao Governo do Distrito Federal (GDF) de 2026, com a consolidação da vice-governadora do DF, Celina Leão (PP) como sucessora natural na corrida ao Palácio do Buriti. Ao lado da Leoa, como é carinhosamente chamada, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha se filiou ao Republicanos para compor como vice-governador. A cerimônia contou com a presença dos presidentes nacionais do Progressistas, Arthur Lira e do Republicanos, Marcos Pereira, o que simbolizou a bênção do Centrão à chapa, além de demonstrar força e alinhamento com o cenário político nacional.
A gestão presente de Celina Leão
Anunciada sucessora natural por Rocha, há mais de um ano, Celina Leão desde que compôs a chapa com o governador, transcendeu o papel protocolar de vice-governadora e se mostrou uma gestora ativa e protagonista em momentos cruciais para o Distrito Federal.
O primeiro desses momentos, ao assumir integralmente o governo do DF, por mais de 60 dias, em janeiro de 2023, por ocasião do afastamento de Rocha, por força de determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), por ocasião dos atos do 8 de janeiro. Em outro episódio.
Em outro episódio, não menos importante, Celina leão chamou para si a responsabilidade da gestão de crise durante a epidemia de dengue no DF ainda nas primeiras semanas de janeiro de 2024. A Leoa deu uma demonstração de capacidade de gestão ao mobilizar e formar equipes multidisciplinares e forças multitarefas com envolvimento de secretarias de Estado, administrações regionais e outros órgãos vinculados ao governo. A ponte de tornar o DF um referencial, no combate a dengue.
Celina Leão também foi peça imprescindível por mais de uma ocasião em utilizar a força do currículo da extensa carreira no Legislativo local e federal, para articular com o Congresso Nacional, em mais de uma ocasião, tanto da manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) quanto dos indexadores de reajuste FCDF que poderia causar um prejuízo à Capital do País em mais de R$ 10 bilhões, a partir de mudanças propostas pela Câmara dos Deputados, recursos esses vitais à boa gestão do DF.
Celina atuou ainda ao prestar assistência imediata às famílias desabrigadas da Vila Cauhy e a prover infraestrutura com a construção de nova ponte para acabar com as enchentes recorrentes, provenientes com as cheias córrego Riacho Fundo. A atuação da Leoa se estendeu ainda a pautas sociais, como o lançamento do programa Pró-Jovem Digital, que visa capacitar jovens em vulnerabilidade, e a entrega de Centros de Referência da Mulher Brasileira, reforçando seu compromisso com políticas públicas para mulheres, em especial ao combate à violência contra a Mulher e o combate ao feminicídio. Além disso, tem articulado ativamente o reforço na segurança pública, buscando destravar a nomeação de novos agentes policiais para o DF.
Gustavo Rocha: eficiência e discrição nos bastidores
Se Celina Leão é a face pública da gestão, Gustavo Rocha é o motor que garante a coesão e a eficiência da máquina governamental. Homem de confiança absoluta do governador do DF, com um perfil técnico e avesso aos holofotes, no comando da Casa Civil atua com ação intensa e decisiva.
Gustavo Rocha é o elo que conecta o governador e a vice-governadora aos secretários e administradores regionais de forma a garantir o cumprimento das diretrizes do Executivo, sempre com rigor técnico e jurídico.
Com uma sólida carreira como jurista e professor universitário, Gustavo Rocha tem o peso e a experiência de ter sido ministro dos Direitos Humanos no governo Temer. Qualidades essas cruciais para navegar sobre as mais complexas demandas, sejam da Procuradoria-Geral do DF (PGDF) ou de órgãos de controles federais ou do DF, de forma a assegurar a legalidade e a estabilidade dos atos do governo.
Dupla quente
A chapa recém-formada é vista no meio político como uma dupla imbatível: a articulação política e a presença popular de Celina Leão, a segurança jurídica e à maestria de bastidores de Gustavo Rocha, somado a alta avaliação do governo de Ibaneis Rocha, criam um equilíbrio poderoso, projetado para dar continuidade e estabilidade ao projeto político que governa o Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










