22.5 C
Brasília
03 fev 2026 19:58

Hospital privado em Niterói (RJ) atenderá pacientes do SUS pelo “Agora Tem Especialistas”

Unidade ofertará cuidados oncológicos para a rede pública a partir de novembro, em troca de créditos tributários

Por Kleber Karpov

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta sexta-feira (31/Out), que o Hospital e Maternidade São Francisco, em Niterói (RJ), iniciará os atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de novembro. A unidade é o primeiro hospital privado a aderir ao programa “Agora Tem Especialistas” do governo federal. O hospital, especializado em alta complexidade, ofertará cuidados oncológicos gratuitos para a rede pública, visando reduzir o tempo de espera.

““Hoje estamos dando mais um passo importante em um programa que é um sonho do nosso presidente (Lula), um sonho de vida. Com o Agora Tem Especialistas, avançamos nesta modalidade em que hospitais privados abrem as portas para o SUS, colocando seus profissionais e equipamentos a serviço da população. São mais exames, consultas e cirurgias para quem está aguardando por atendimento””, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

No Hospital e Maternidade São Francisco, Padilha assinou a autorização para que a oferta dos serviços possa ter início. A expectativa é que a avaliação dos primeiros pacientes já comece nas próximas semanas. Neste primeiro momento, a unidade deve realizar 204 cirurgias oncológicas. Até então, o hospital nunca havia atendido pelo SUS.

Adesão e contrapartida

Como contrapartida aos serviços a serem prestados, o Hospital e Maternidade São Francisco receberá créditos financeiros para pagamento de tributos federais. A adesão, viabilizada com o envolvimento da Prefeitura de Niterói, possibilita aos hospitais privados e filantrópicos a troca de dívidas com a União, vencidas ou a vencer, por atendimento especializado para o SUS.

O foco do atendimento são seis áreas prioritárias: oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

““Agradeço ao Hospital São Francisco e à Prefeitura de Niterói. Este ato representa mais do que uma assinatura, é a adesão do primeiro hospital privado ao programa, com uma contribuição significativa para o SUS: as cirurgias oncológicas, fundamentais para o diagnóstico e tratamento do câncer, um dos maiores gargalos da rede pública. Sem esse apoio, levaríamos muito mais tempo para reduzir a fila de espera por esses procedimentos. Quero avisar às pessoas da região e do Rio de Janeiro: venham receber atendimento no Hospital São Francisco””, afirmou o ministro.

Expansão nacional

Atualmente, 12 estabelecimentos de saúde privados, com e sem fins lucrativos, aderiram ao programa na modalidade de crédito financeiro. A medida permitirá a conversão de até R$ 2 bilhões em dívidas anuais por atendimentos adicionais para pacientes do SUS.

A participação da rede de saúde privada no programa, em caráter complementar, também se estende aos planos de saúde, que podem aderir na modalidade ressarcimento ao SUS. Nesta quinta-feira (30 de outubro), o ministro da Saúde anunciou a ampliação de atendimentos pela Hapvida, que atenderá pacientes do SUS no Pará, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.

Por ano, as operadoras que aderirem ao “Agora Tem Especialistas” poderão ofertar serviços de média e alta complexidade para o abatimento de até R$ 1,3 bilhão de dívidas com o SUS.

Fortalecimento no Rio

Ainda em Niterói, o ministro Padilha ressaltou a importância do Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades para o fortalecimento do SUS na região. Com previsão de lançamento em março de 2026, a unidade ampliará a oferta de exames, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de consultas em diversas especialidades.

O programa “Agora Tem Especialistas” também mantém 28 carretas da saúde da mulher posicionadas em 22 estados. Uma dessas carretas está oferecendo atendimento no Morro do Alemão (RJ), com exames de mamografia, colposcopia e biópsias. Até o final de 2026, o programa do governo federal deve colocar em circulação um total de 150 carretas.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...