Por Kleber Karpov
O Hospital DF Star confirmou, nesta quarta-feira (24/Dez), a realização da cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro para esta quinta-feira (25), às 9h, em Brasília. O paciente deve passar por uma herniorrafia inguinal bilateral após avaliações cardiológicas e de risco cirúrgico o considerarem apto para o procedimento. A intervenção médica ocorre sob autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) em razão da custódia do ex-mandatário pela Polícia Federal.
A equipe técnica realizou exames pré-operatórios para validar a operação, que deve ocorrer sob anestesia geral. A previsão de duração da manobra cirúrgica chega a quatro horas. Os médicos também devem avaliar a necessidade de um bloqueio anestésico no nervo frênico durante a internação hospitalar. O objetivo dessa medida consiste em interromper a função do diafragma para reduzir episódios recorrentes de soluço.
O quadro clínico de soluços persistentes decorre de alterações gastrointestinais relacionadas ao ferimento que Bolsonaro sofreu em 2018. A decisão final sobre o bloqueio nervoso depende da evolução do paciente no período pós-operatório. Especialistas buscam estabilizar a condição do ex-presidente antes e depois da correção das hérnias na região inguinal.
Detenção e vigilância
O ex-presidente ingressou na unidade de saúde por volta das 9h30 desta quarta-feira sob escolta policial. O ministro Alexandre de Moraes permitiu o deslocamento para o tratamento médico em hospital particular da capital federal. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de reclusão após condenação por envolvimento em trama golpista.
A vigilância policial na unidade de saúde deve ser ininterrupta durante todo o período de internação de Bolsonaro. Dois agentes permanecem na porta do quarto, enquanto outras equipes monitoram as áreas internas e externas do complexo hospitalar. A Michelle Bolsonaro acompanhou o marido no momento da internação e durante os preparativos para o ato cirúrgico em 25 de dezembro.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











