GDF quer beneficiar empresas com boas práticas fiscais

Secretaria de Economia estuda modelos da Receita Federal para estimular conformidade tributária e premiar bons contribuintes

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) planeja adotar um programa de conformidade tributária, conhecido como compliance fiscal, para incentivar e beneficiar empresas que cumprem rigorosamente suas obrigações. Para isso, gestores e auditores da Secretaria de Economia do DF (Seec-DF) se reuniram com a Receita Federal nesta terça-feira (26) para estudar a implementação de um modelo similar no distrito. A iniciativa visa criar uma relação de auxílio mútuo entre o Fisco e os contribuintes.

A equipe da Seec-DF, incluindo o secretário-executivo da Fazenda, Clidiomar Soares, buscou detalhes sobre dois programas de conformidade da Receita Federal. O objetivo é replicar as práticas bem-sucedidas no Distrito Federal. Os programas analisados foram o Confia, voltado para grandes contribuintes, e o Sintonia, destinado a empresas de médio e pequeno porte.

Segundo Soares, a adoção do compliance fiscal é vantajosa para as empresas. “Essa prática minimiza riscos de multas, processos judiciais e interrupções nas operações”, esclarece o secretário-executivo. A ideia é que o Fisco auxilie os contribuintes a manterem-se em dia com suas responsabilidades.

Sistema de classificação e benefícios

O programa Sintonia, em particular, chamou a atenção da equipe do GDF por seu sistema de classificação. Ele incentiva as empresas a adotarem boas práticas e a manterem a regularidade no cumprimento das obrigações tributárias, oferecendo vantagens em troca. “Gostamos desta proposta porque ela prevê até a concessão de benefícios e tratamento diferenciado àqueles contribuintes que alcançarem boa classificação nos critérios estabelecidos pelo Fisco”, comentou Soares.

A classificação do Sintonia é feita trimestralmente com base em indicadores como regularidade cadastral, pontualidade, consistência das informações prestadas e adimplência. Os contribuintes são enquadrados em graus de conformidade que variam de A+ (maior) a D (menor). As empresas com a nota máxima recebem o selo Sintonia A+, que garante uma série de benefícios e prioridades no atendimento da Receita.

Modelo para grandes corporações

Já o programa Confia é direcionado especificamente para as grandes corporações e funciona com adesão voluntária. O modelo foca na construção de uma relação de confiança mútua e transparência, estabelecendo um diálogo contínuo para prevenir conflitos tributários e garantir segurança jurídica, permitindo a autorregularização antes de autuações formais.

Essa abordagem de conformidade cooperativa fiscal é uma prática consolidada em países desenvolvidos e recomendada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “No caso do governo brasileiro, a iniciativa da Receita Federal já está sendo adotada em vários países da América Latina, como Costa Rica, Panamá e Peru”, comentou a auditora fiscal e coordenadora do Confia, Virgínia Valladares.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro na prisão domiciliar

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Revalida 2026/1: Inep divulga final da primeira etapa do exame

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Enare: inscrição para residência com pré-requisito termina na quarta (15)

Por Kleber Karpov As inscrições para as vagas do Exame...

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam na terça-feira (14)

Por Kleber Karpov As inscrições para o processo seletivo do...

Restaurante Comunitário da Estrutural reabre nesta terça-feira (14)

Por Kleber Karpov Após um período de fechamento temporário, o...

IGESDF abre seleção para seis áreas da saúde com salários de até R$ 22,6 mil

Da Redação O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do...

STF bloqueia R$ 6 milhões de Eduardo Cunha por indicação de emendas

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro na prisão domiciliar

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Revalida 2026/1: Inep divulga final da primeira etapa do exame

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Enare: inscrição para residência com pré-requisito termina na quarta (15)

Por Kleber Karpov As inscrições para as vagas do Exame...

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam na terça-feira (14)

Por Kleber Karpov As inscrições para o processo seletivo do...

Restaurante Comunitário da Estrutural reabre nesta terça-feira (14)

Por Kleber Karpov Após um período de fechamento temporário, o...