Curso aprimora o atendimento do SAMU no DF e Entorno

Iniciativa do Ministério da Saúde qualifica fluxos regulatórios e cooperação em serviços de urgência médica

Por Kleber Karpov

Integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) e outros profissionais da Rede de Atenção às Urgências do Distrito Federal e Entorno concluíram, nesta quarta-feira (25/Mai), um curso de qualificação. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, durou três dias e teve como objetivo aprimorar os fluxos assistenciais, a regulação do acesso, a tomada de decisão e as estratégias de cooperação entre os serviços de saúde.

O evento reuniu profissionais e gestores que atuam diretamente na Rede de Atenção às Urgências. Além de representantes do Samu-DF, participaram gestores de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros, bem como profissionais das centrais reguladoras da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride/GO).

“Fortalecer a qualificação dessas equipes é investir em decisões ágeis, seguras e eficientes para quem precisa de atendimento de urgência. Esse alinhamento entre os serviços é fundamental para garantir uma assistência cada vez mais integrada e humanizada”, disse Lorhana Morais, diretora do Samu-DF.

A programação do curso foi composta por apresentações teóricas, estudos de casos reais, oficinas práticas e rodas de conversa. As atividades foram focadas na análise de situações cotidianas enfrentadas pela rede de urgência e emergência, buscando soluções e alinhamentos práticos.

“Momentos como esse reforçam o diálogo entre os serviços e permitem alinhar práticas, fluxos e estratégias de atuação. Isso reflete diretamente na organização da rede e na qualidade do atendimento”, afirmou Thaíse Braga, representante da Gerência de Apoio aos Serviços de Urgência e Emergência (Gasfure) da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Integração estratégica

A proposta de qualificação faz parte da agenda nacional de fortalecimento da Rede de Atenção às Urgências (RUE), que é conduzida pelo Ministério da Saúde. O objetivo principal é aprimorar a articulação entre os diferentes pontos que compõem a rede assistencial de saúde.

A cooperação entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno é considerada estratégica, dada a intensa circulação de pacientes na região. Essa realidade exige cooperação permanente e alinhamento contínuo dos fluxos. “Qualificar os profissionais e estimular a articulação entre os serviços é essencial para garantir uma assistência resolutiva, integrada e preparada para atender às necessidades da população”, declarou Claudete Raimundo da Silva, consultora técnica da Coordenação-Geral de Urgência do Ministério da Saúde.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Cadastro habitacional: veja etapas para inscrição nos programas de moradia

Por Kleber Karpov O acesso a programas habitacionais no Distrito...

Oportunidade para regularização de débitos fiscais segue aberta até 20 de agosto

Por Kleber Karpov Contribuintes com débitos fiscais judicializados no Distrito...

UnB deve sediar encontro nacional de pesquisadores negros

Por Kleber Karpov O campus Darcy Ribeiro da Universidade de...

Eleições: Confira as principais datas do calendário eleitoral brasileiro

Por Kleber Karpov O primeiro turno das eleições gerais está...

Anvisa determina apreensão de lotes falsificados do Mounjaro

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Cadastro habitacional: veja etapas para inscrição nos programas de moradia

Por Kleber Karpov O acesso a programas habitacionais no Distrito...

Eleições: MP Eleitoral aciona Justiça contra lançamento irregular de pré-candidata a deputada federal no Amapá

Por Kleber Karpov O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) ajuizou,...

MPDFT obtém condenação de empresas por perda de testes de Covid-19 destinados ao SUS

Por Kleber Karpov A 7ª Turma Cível do Tribunal de...

Oportunidade para regularização de débitos fiscais segue aberta até 20 de agosto

Por Kleber Karpov Contribuintes com débitos fiscais judicializados no Distrito...

Lei cria programa de alimentação gratuita para as pessoas em situação de vulnerabilidade social

Por Kleber Karpov Já está em vigor no Distrito Federal...