Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), executa o projeto Brasil.IA com investimento de R$ 13 milhões, levando acesso ao conhecimento digital a 28 regiões administrativas (RAs). Nesta etapa do ciclo de formação, que deve se estender até o final de 2025, as carretas tecnológicas atendem simultaneamente Água Quente, Santa Maria, Brazlândia e Ceilândia, oferecendo oficinas gratuitas para formar mão de obra qualificada e promover a inclusão social no mercado.
Formação para o futuro
As unidades móveis do projeto, equipadas com computadores, ar-condicionado, internet de alta velocidade e acessibilidade, garantem um ambiente de aprendizado moderno e inclusivo para todos os participantes. O custeio do projeto é proveniente da Fonte 100, que são recursos de livre aplicação utilizados para financiar despesas diversas do governo. Cerca de 490 alunos participam deste ciclo de atividades com duração de 20 dias, que ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. A meta do GDF é ministrar sete ciclos de formação até o fim de 2025, alcançando o total previsto de 28 regiões administrativas.
“O Brasil.IA nasceu da necessidade de formar pessoas para um mercado que já é o presente”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino. Ele explica que há empresas de tecnologia em Brasília com dificuldade de contratar, pois falta mão de obra qualificada, e “o projeto busca ser esse elo entre a formação e o setor produtivo, promovendo inclusão e empregabilidade”.
O secretário ressalta que o programa também faz o encaminhamento de alunos para estágios e vagas de trabalho, por meio de parcerias com o setor privado. No entanto, o impacto social transcende o profissional. “Alguns alunos nunca tiveram acesso à internet ou a um computador”, lembrou Rafael Vitorino. Ele afirma que, “Hoje, eles passam a enxergar novas possibilidades de estudo, de renda e de cidadania.”
Alunos superam limites
Em Água Quente, uma das mais novas regiões administrativas do DF, a carreta tecnológica posicionada em frente à administração regional atende cerca de 100 alunos. Foi lá que a dona de casa Laísa Léia de Souza Lima, de 28 anos, decidiu acompanhar o filho de 11 anos ao curso e acabou descobrindo uma nova vocação. “Vim inscrever o meu filho e acabei me inscrevendo também”, conta. Ela comemora que o professor explica tudo muito bem: “Já consigo gerar imagens e vídeos com IA. É uma coisa que parecia de outro mundo, e agora eu entendo e aplico”.
Seu filho, José Daniel, aluno do curso de animação 2D, planeja ser engenheiro de robótica e viu no curso uma ajuda para “entender como projetar meus trabalhos no computador antes de fazer na vida real”.
Outro aluno, Daniel Davi Lucena Milhão, também de 11 anos, vem chamando a atenção dos professores. Ele usou o aprendizado do curso de Inteligência Artificial para escrever um e-book sobre criptomoedas com a ajuda de ferramentas de IA generativa. “A Inteligência Artificial me ajuda a pensar melhor. Antes eu pesquisava as coisas de qualquer jeito, agora aprendi a fazer perguntas certas,” explica o jovem. Seu e-book agora é usado em sala como exemplo de criatividade aplicada, mostrando o potencial da tecnologia.
A coordenadora pedagógica Natália Ribeiro Silva disse que Daniel é um caso emblemático que mostra o potencial do projeto: “Ele não só domina o conteúdo, mas também reflete sobre o que aprende. Isso mostra o potencial do projeto: despertar consciência, não apenas habilidade técnica”. Natália destaca que o Brasil.IA recebe alunos de 9 a 70 anos e que o mais gratificante é ver a superação de cada um: “Alguns chegam sem saber ligar um computador e saem criando projetos completos.”
Serviços e Inscrições
Nesta etapa, carretas Brasil.IA estão instaladas nos seguintes locais:
- Água Quente: frente administração regional;
- Santa Maria: frente 33ª delegacia polícia;
- Brazlândia: frente CED 02;
- Ceilândia: lado administração regional.
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas formulário online.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










