Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais protestam, em frente ao STJ, contra ação que compromete autonomia da profissão

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais se mobilizam, na tarde desta terça-feira (8/Nov), em frente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), contra a Resolução Especial (Dcl no REsp) 1592450, a ser apreciada na presente data, que coloca em risco, a autonomia das duas profissões. Sob relatoria do Ministro Gurgel de Faria.

O ato é uma reação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região-DF/GO (CREFITO-11), em decorrência do processo ajuizado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) e do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (SIMERS), contra o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

O Recurso Especial em pauta busca reconhecer a impossibilidade de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais praticarem atividades de acupuntura, osteopatia, quiropraxia, fisioterapia e terapia ocupacional do trabalho. O processo veda ainda, que esses profissionais recebam demandas espontâneas, realizem diagnósticos, prescrevam ou realizem exames sem assistência médica, ordenem tratamento e deem alta terapêutica, atividade reservadas aos médicos.

O Presidente do Crefito-11, Sergio Andrade reforça a necessidade de apoio dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais nesse momento. “Caso a gente perca esse processo, perdemos toda a autonomia, ficando responsáveis apenas por prescrição de solicitações dos médicos. Essa medida prejudica o acesso da população, principalmente a mais humilde, aos serviços de reabilitação. Notem o risco: já é difícil conseguir uma consulta médica para um acompanhamento, imagina entrar na lista de espera para ter acesso ao Fisioterapeuta”, alerta Andrade.

Fachin dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Edson Fachin determinou nesta semana...

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 em comprimido para controle de obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu...

ESP-DF promove aula magna para especializações inéditas

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

GDF sugere 420 projetos para captar R$ 4,3 bilhões em emendas federais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal repassou aos...

Eleições nos EUA: Progressistas e minorias renovam democratas em vitória sobre Trump

Por Kleber Karpov O desempenho expressivo da oposição no pleito...

Conselho Nacional de Justiça determina registro de morte por intervenção policial

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça validou uma...

Destaques

Técnico de enfermagem do Hospital de Santa Maria conquista ouro em Mundial de Taekwondo

Por Kleber Karpov O técnico de enfermagem Jeferson Viana Borges,...

Fachin dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Edson Fachin determinou nesta semana...

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 em comprimido para controle de obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu...

ESP-DF promove aula magna para especializações inéditas

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

Escola de Saúde Pública promove aula magna para especializações inéditas no DF

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...